Liderança da Catequese diocesana participa do 10º Sulão, em Aparecida

Representando a Diocese de Osasco estiveram: Ana Paula Maia, Danilo Silva, Geoglelton Maia e Larissa Antero.

No último final de semana, de 17 a 19 de novembro, os cinco regionais que fazem parte do ‘Sulão’ se encontraram na Casa da Mãe, em Aparecida no interior paulista para o 10º encontro, que teve como tema: “Ministério e missão eclesial” a partir do encontro de Zaqueu com Jesus.

Os cinco Regionais que compõe o chamado Sulão são: Regional Oeste 1 (estado do Mato Grosso do Sul), Regional Sul 1 (estado de São Paulo), Regional Sul 2 (estado do Paraná), Regional Sul 3 (estado do Rio Grande do Sul), Regional Sul 4 (estado de Santa Catarina).

A diocese de Campo Limpo esteve representada pelo coordenar e vice coordenadora da Catequese na Diocee, Cleber Rafael Gois e Rosana Alves Mancini, respectivamente. O encontro foi restrito as coordenações.

A abertura oficial do encontro contou com os coordenadores do cinco regionais e os bispos presentes, que acolheram todos os catequistas. Entre eles, estava presente, dom Wilson Luís Angotti Filho, bispo da Diocese de Taubaté e referencial da Animação Bíblico Catequética do Regional Sul 1 e dom Jacinto Bergman, bispo da Arquidiocese de Pelota, no interior gaúcho. Ambos, falaram da importância da catequese se fazer presente na unidade. Em seguida, a comissão organizadora fez memória dos nove encontros anteriores. No fim da tarde, os catequistas fizeram a leitura orante da palavra de Deus em preparação a Santa Missa, que aconteceu na Basílica de Aparecida.

No sábado de manhã, as duas primeiras conferências foram ministradas pelo coordenador de pastoral e leigo, Victor Paiva, da diocese de Castanhal, no estado do Pará. Victor trabalhou o “ato de comunicar no ministério da catequese”, refletindo a ministério como um serviço na ação evangelizadora da Igreja. Destacou ainda a eclesiologia do Concílio Vaticano II e a catequese numa cultura poliédrica, conforme alguns documentos do Papa Francisco.

Na parte da tarde, a palestrante das duas conferências foi Mariana Aparecida Venâncio, leiga e assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e pertencente da diocese de Juiz de Fora, Minas Gerais. Ela tratou o tema “o catequista a serviço da missão eclesial” e comentou a importância dos catequistas aprenderem a ler os sinais dos tempos para uma Igreja sinodal e comunicativa. Um dos seus principais destaques foi dizer que: “a grande esperança da Igreja no Brasil, diante dos diversos desafios que nós temos, são os processos de Iniciação a Vida Cristã”.

O encontro no sábado terminou com uma procissão luminosa com a Padroeira do Brasil ao redor da Basílica de Aparecida.

O último dia do encontro teve início com a missa na Basílica às 08 horas, onde o arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes falou em diversos momentos da alegria de reunir as coordenações diocesanas da catequese na Casa da Mãe.

Após a missa, do Jacinto Bergmann fez a última conferência com o tema: “catequista, ministro da Palavra”. O arcebispo de Pelotas falou da importância da Palavra em toda pastoral e movimento. Ressaltou ainda que a Palavra é alma da Igreja que evangeliza e por isso, o catequista deve ser o exemplo e sempre portar em seus encontros, a Sagrada Escrituras.  Disse ainda que a tríplice: Catequese, Liturgia e Caridade (amor) são a base eclesial de toda pastoral, que é iluminada pela Palavra de Deus e encerrou, falando sobre a importância da Lectio Divina.

No encerramento, foi apresentado as padroeiras de cada regional e apresentado o próximo Sulão que acontecerá em 2025 no Regional Oeste 1, em Mato Grosso do Sul.

Fonte: Diocese de Campo Limpo