BISPOS

Dom Francisco Manuel Vieira

Primeiro bispo da diocese de Osasco

Data de Nascimento: 29 de outubro de 1925

Ordenação Presbiteral: 08 de dezembro de 1952

Ordenação Episcopal: 25 de janeiro de 1975

Data de Falecimento: 23 de dezembro de 2013

Lema Episcopal: “In virtude Dei” (Na virtude de Deus)

Sinal de unidade e garantia de genuinidade e fecundidade da única Igreja de Cristo é a presidência e primazia no amor exercida por Dom Francisco Manuel Vieira, primeiro bispo da Diocese de Osasco.

Na cidade de Rio Tinto, Porto, Portugal, dia 29 de outubro de 1925, nasceu Francisco Manuel Vieira, filho de Manuel Joaquim Vieira e Maria da Glória dos Santos Vieira. No ano de 1931, aos 6 anos de idade, mudou-se com toda a família para o Brasil. Em São Paulo iniciou os estudos de 1º grau (1936-1939), em Pirapora o 2º grau (1940-1945). Sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 8 de dezembro de 1952. Fiel à sua missão pastoral trouxe a paz, a alegria, o perdão, a bênção a quantos buscaram, através dele, a vida sacramental.

Dedicado e acolhedor, soube sempre orientar seus paroquianos da Igreja São Pedro, na Mooca, buscando guiar, formar, promover, através de atendimento pessoal, de reuniões e de cursos, onde foi vigário de 1963 a 1970 e Vigário Episcopal da região Belém de 1970 a 1974. Como professor coordenador de seminaristas e ecônomo nos Seminários de São Roque e de Aparecida, foi zeloso formador dos jovens que aspiravam chegar ao sacerdócio. Seu campo de trabalho foi se ampliando cada vez mais. Assim, veio a assumir a Coordenação da Pastoral Vocacional em nível da Região Episcopal Leste, na época com 84 paróquias.

No dia 25 de janeiro de 1975 deu-se a Ordenação Episcopal de Mons. Francisco Manuel Vieira juntamente com mais três Mons. eleitos por Sua Santidade o Papa Paulo VI, Bispos auxiliares do Revmo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns.

Dom Francisco Manuel Vieira assumiu o governo da Região Episcopal de Osasco. Foi o encarregado pela Liturgia no Sub-Regional SP2 que compreende 9 diocese do Regional Sul 1 – da CNBB (Estado de São Paulo).

No dia 1º de maio de 1989 a Região Episcopal foi instalada como Diocese de Osasco, tendo sido Dom Francisco nomeado como seu primeiro bispo. Tornou-se bispo emérito em 2002, quando tomou posse seu sucessor Dom Ercílio Turco.