Entrevista: Cardeal Pierbattista Pizzaballa fala sobre conflito na Terra Santa

Cardeal Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém

Patriarca Latino de Jerusalém: ‘A paz exige coragem, porque ambos, israelenses e palestinos, devem deixar algo para trás’ Há mais de 30 anos vivendo no Oriente Médio, primeiro como missionário franciscano, depois como Custódio da Terra Santa, o Cardeal Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém desde 2020, está empenhado na solução do conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, que já deixou milhares de mortos entre, israelenses e palestinos.

O Purpurado conversou com exclusividade com o jornalista Fernando Geronazzo, do jornal O SÃO PAULO, por videochamada, na quarta-feira, 18. Também participaram da conversa o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, e o Padre Michelino Roberto, Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação e diretor do semanário arquidiocesano.

Na conversa, o Cardeal Pizzaballa relatou a tensão vivida na região desde os ataques do Hamas ao território israelense ocorridos no último dia 7 e a contraofensiva de Israel na Faixa de Gaza. O Patriarca lembrou que há cerca de mil cristãos em Gaza, sob condições precárias, sem ter para onde ir.

O Franciscano também afirmou que este conflito provocou uma profunda divisão entre israelenses e palestinos. Sublinhou, ainda, que o Hamas não representa o povo palestino, o que prejudica os caminhos possíveis para a solução da histórica tensão entre israelenses e palestinos.

Por fim, o pastor dos católicos na Terra Santa enfatizou que, para alcançar a verdadeira paz na região, será necessário que ambos os lados reconheçam os erros cometidos no passado e tenham a coragem de escolher prioridades e renunciar àquilo que for necessário em vista de um bem maior.

Confira a entrevista do Patriarca Latino de Jerusalém, concedida ao jornal O São Paulo, com a participação do Cardeal Odilo Pedro Scherer:

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de São Paulo
Padre Michelino Roberto – Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação