Diocese de Osasco sedia encontro de formação da Pastoral da Saúde da Sub SP

Osasco acolheu 8 dioceses e 6 regiões episcopais de São Paulo

A Catedral de Santo Antônio, Diocese de Osasco, recebeu no dia 29 de janeiro, o Encontro de Formação do Sub Regional São Paulo da Pastoral da Saúde, que acolheu 315 participantes, marcando um dia de intensa espiritualidade, aprendizado e comunhão entre os agentes envolvidos na pastoral.

Dentre as autoridades eclesiásticas presentes, destacaram-se o Bispo Referencial para a Pastoral da Saúde CNBB Regional Sul 1 e bispo de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, e Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, ambos ressaltando a importância da missão de cuidar dos enfermos sob a luz do evangelho.

Dom Pedro, compartilhou sua experiência e visão sobre os desafios da saúde pública, enfatizando a necessidade de um compromisso renovado com os mais vulneráveis: “Eu me apresento com muita humildade, para aprender, acompanhar e servir. Desde menino, acompanhava minha mãe na Pastoral da Saúde, e essa experiência moldou meu caminho.”

O encontro também contou com a presença do Padre João Inácio Mildner, Assessor Eclesiástico da Pastoral da Saúde Regional Sul 1, José Gimenes, coordenador Regional do Sul 1, além dos coordenadores das seis regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo e das dioceses da Sub São Paulo, reforçando a amplitude e a unidade do trabalho pastoral em saúde.

A programação, rica em palestras sobre temas atuais, foi desenhada para atender às expectativas dos participantes, propiciando momentos valiosos de troca de experiências e confraternização. O Coordenador Diocesano da Pastoral da Saúde, Odalício Suzart, da Diocese de Osasco, recebeu elogios pelo empenho na organização do evento, garantindo a infraestrutura necessária para o sucesso do encontro.

O encerramento foi marcado pela celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Alexandre Douglas Crispim, Assistente Eclesiástico da Pastoral da Saúde da Diocese de Osasco, que acolheu calorosamente todos os participantes. A missa contou com a concelebração de diversos padres e diáconos, simbolizando a comunhão e o agradecimento pelo encontro frutífero.

O encontro destacou-se não apenas pela significativa participação, mas também pelo compromisso reiterado dos agentes da Pastoral da Saúde em ser luz e esperança nos ambientes de sofrimento, seguindo o exemplo de Jesus Cristo no cuidado aos doentes e necessitados.

O próximo encontro marcado é a 19ª Romaria da Pastoral da Saúde do Regional Sul 1, que acontecerá no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Este encontro especial está programado para o dia 17 de fevereiro, com a celebração da Santa Missa às 9h. Mais detalhes sobre a romaria serão divulgados pela Pastoral da Saúde em breve.

Fotos: Pascom Diocese de Osasco