2024 – “O Ano da Oração”, em preparação ao primeiro jubileu do Terceiro Milênio

Logo Oficial. Obra de Giacomo Travisani.

A exortação e orientação do Papa Francisco a todos os cristãos católicos em preparação ao Jubileu

O Santo Padre, o Papa Francisco, estabeleceu 2024 como o “Ano da Oração” para toda a Igreja Universal, em preparação ao primeiro jubileu do Terceiro Milênio que será celebrado em 2025.

Todos os bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos estão convocados a promover a oração individual e comunitariamente em suas dioceses e paróquias.

Todas as ações oracionais que serão realizadas em 2024 visa preparar o coração do povo de Deus para o Jubileu Extraordinário da Misericórdia em 2025.

A Igreja celebrará intensamente e com grande regozijo os primeiros 25 anos do século XXI.

O Jubileu, Ano Santo, foi instituído na Igreja no em 1.300 pelo Papa Bonifácio VIII e desde então os sumos pontífices convocam em ocasiões especiais essa celebração profunda que impacta de forma positiva o âmbito espiritual, social e eclesial do povo de Deus.

Sobre o Ano da Oração em 2024, o Papa Francisco afirma:

“Um ano intenso de oração, em que os corações se abram para receber a abundância da graça, fazendo do «Pai-Nosso» – a oração que Jesus nos ensinou – o programa de vida de todos os seus discípulos.”

A síntese do Ano da Oração

O site Jubileu 2025 publicou a síntese do que se espera para o Ano da Oração e consiste em:

“Depois do ano dedicado à reflexão sobre os documentos e ao estudo dos frutos do Concílio Vaticano II, o ano 2024 será o ano da Oração. Aproximando-se do Jubileu, as Dioceses são convidadas a promover a centralidade da oração individual e comunitária. Por isso, poderiam propor-se “peregrinações de oração” para o Ano Santo, percursos de escola de oração com etapas mensais ou semanais, presididas pelos Bispos, para envolver todo o Povo de Deus.

Além disso, para viver este ano da melhor forma, será publicada uma coleção de “Apontamentos sobre a oração”, para recolocar no centro a profunda relação com o Senhor, através das múltiplas formas de oração contempladas na rica tradição católica.”

Oração do Jubileu

Junto ao Papa Francisco, rezaremos em todo o ano de 2024 a oração do Jubileu 2025:

Pai que estás nos céus,

que nos deste no

teu filho Jesus Cristo, nosso irmão,

e a chama de caridade

derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo

despertem em nós a bem-aventurada esperança

para a vinda do teu Reino.

A tua graça nos transforme

em cultivadores diligentes das sementes do Evangelho

que fermentem a humanidade e o cosmos,

na espera confiante

dos novos céus e da nova terra,

quando, vencidas as potências do Mal,

se manifestar para sempre a tua glória.

A graça do Jubileu

reavive em nós, Peregrinos de Esperança,

o desejo dos bens celestes

e derrame sobre o mundo inteiro

a alegria e a paz

do nosso Redentor.

A ti, Deus bendito na eternidade,

louvor e glória pelos séculos dos séculos.

Amém

firma-francesco.png

Seguindo as exortações da Igreja Católica, como cristãos, unidos em Cristo Jesus, caminhamos em oração rumo ao primeiro Jubileu do Terceiro Milênio que será celebrado em 2025.

“Que a Santa Mãe de Deus caminhe a nossa frente e nos conduza como peregrinos de Cristo em todo o ano de 2024. Amem!”

Fonte: www.asj.org.br/