Visita Ad Limina: Bispos renovam a fé e a unidade no serviço à Igreja e ao Evangelho

O segundo dia da Visita Ad Limina Apostolorum teve início com celebração na Basílica São João de Latrão. Encontros em quatro dicastérios e reunião no Colégio Pio Brasileiro integram a agenda do episcopado paulista nesta terça-feira.

Na Catedral do Papa

Hoje, dia 20, os bispos das sub-regiões Aparecida, São Paulo e Sorocaba iniciaram o segundo dia da Visita Ad Limina Apostolorum com Missa na Basílica São João de Latrão. A celebração, realizada na Igreja que é a Catedral da Diocese de Roma, foi presidida pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo.

“Renovamos a nossa profissão de fé e também a unidade com o Papa no serviço à Igreja e ao Evangelho”, destacou Dom Odilo ao explicar à equipe ampliada de comunicação do Regional Sul 1 que a Cátedra do Papa representa o ensino da verdadeira fé. Como São Pedro recebeu de Jesus o encargo de confirmar seus irmãos na comunhão, “nós bispos, em nossas dioceses, temos a missão de ensinar a fé e, aqui, manifestamos a colegialidade e a corresponsabilidade”, finalizou o cardeal Scherer.

Após a celebração, o episcopado esteve no Dicastério para os Bispos, cujo relator foi Dom Odilo. Ainda pela manhã, a programação prevê a visita ao Dicastério para a Doutrina da Fé, com a relatoria de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano de Santo André e presidente da Comissão Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que leva o mesmo nome do departamento romano. O Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica também acolherá os bispos com a relatoria do bispo auxiliar de São Paulo, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ.

Encontro do Dicastério para Vida Consagrada.

No período da tarde, Dom Wilson Luis Angotti Filho, bispo diocesano de Taubaté, será o relator do encontro no Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramento. O itinerário para a noite inclui a oração das Vésperas no Pontifício Colégio Pio Brasileiro (PCPB), espaço destinado à formação de presbíteros do Brasil que estudam em Roma, e reunião com a diretoria da comunidade presbiteral.

Fraternidade

O jantar de ontem, dia 19, contou com um momento de fraternidade no Instituto de Direito Pontifício L´Opera della Chiesa, cujo carisma é a oração e o apoio à missão episcopal. Durante a Visita Ad Limina, a obra L´Opera della Chiesa auxilia o episcopado nos traslados dos encontros.

Fonte: CNBB Sul1
Fotos: Pe. Michel dos Santos / Regional Sul 1