Sul1 acolhe o Encontro Nacional de Atualização para Psicólogos

Diocesanos presentes no Encontro Nacional.
O Regional Sul 1 da CNBB acolheu, em Guarulhos-SP, o encontro Nacional de Atualização para Psicólogos, assessorado pelo teólogo e psicólogo, padre Sérgio Lucas Câmara, da arquidiocese de São Paulo. Um grupo de profissionais de nossa diocese, que auxiliam na formação dos futuros presbíteros através do atendimento terapêutico, participaram do encontro.
Tendo em vista a importância da formação integral dos futuros presbíteros da Igreja, e em sintonia com o 3º Ano Vocacional da Igreja do Brasil, a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) promove anualmente o Encontro Nacional de Atualização para Psicólogos(as) que colaboram com a formação sacerdotal. Em 2023, a iniciativa aconteceu de 22 a 24 de setembro, no Hotel Slaviero Essential, em Guarulhos (SP).

O Encontro Nacional de Atualização para Psicólogos(as) teve como temática principal “Reflexões sobre as parafilias na formação humano-afetiva dos futuros presbíteros” e foi assessorado pelo teólogo e psicólogo, padre Sérgio Lucas Câmara, da arquidiocese de São Paulo.  Ele é professor da Pontifícia Católica Universidade de São Paulo (PUC-SP) / Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e leciona disciplinas da área de Teologia Prática, Psicologia Pastoral e Teologia em Diálogo com a Saúde.

“Contamos com o empenho, esforço e participação de todos os psicólogos(as) envolvidos(as) na formação dos futuros presbíteros da Igreja no Brasil. Impulsionados pelo amor do Cristo Bom Pastor, e certos de vossa participação, enviamos nosso fraterno abraço”, salienta a OSIB.

A OSIB

A Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB) visa articular e integrar os seminários e demais casas de formação, buscando critérios e diretrizes comuns na ação formativa dos futuros Presbíteros do país, respeitando a caminhada de cada regional, com suas respectivas igrejas particulares e dos diferentes Institutos. O bispo referencial da OSIB é dom José Albuquerque de Araújo (bispo de Parintins – AM) e o padre Vagner João Pacheco de Moraes (diocese de Osasco – SP) é o presidente da Organização.

Fonte: CNBB Nacional