Seminário Ibaté retoma função formativa, após 50 anos

O então Seminário Menor Metropolitano foi reinaugurado na Solenidade de São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria. Foto: Sandro | Pascom São José – Mairinque

A missa de reinauguração do seminário aconteceu no dia 19 de março e foi presidida por Dom João Bosco Barbosa de Sousa, bispo diocesano. Após um intervalo de 50 anos, o seminário recebeu a nova turma da etapa inicial da formação presbiteral, marcando um momento significativo na história da Diocese de Osasco.

A reinauguração contou com a presença de formadores, padres, seminaristas, religiosas e leigos da diocese, que se reuniram nesta solenidade em homenagem a São José, patrono do seminário de Osasco, na capela dedicada ao Imaculado Coração de Maria, em Ibaté, São Roque.

Dom João enfatizou que a antiga casa, que havia perdido sua utilidade como seminário, agora ressurge como um espaço vital para estudos e aprimoramento vocacional, destacando a significativa busca vocacional, enriquecendo a comunidade eclesiástica.

“Esta casa, que ficou sem utilidade como seminário naquele tempo, voltou a ser um local de estudos e aprimoramento da vocação. Vemos sinais muito claros de busca da vocação, o que enriquece nossa igreja e traz novamente a presença e a ação de graças a Deus, que é o doador das vocações, tornando-nos mais responsáveis pelo caminho que devemos seguir com a Igreja na santificação do povo de Deus”, disse o bispo.

Pe. Vagner Moraes, reitor do Seminário Diocesano São José e presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), fez a leitura da placa de reinauguração e explicou que o atendimento da casa será coordenado por um padre reitor de referência, auxiliado por outro padre colaborador. Além dos padres já envolvidos na formação, haverá também a contribuição de professores e alguns leigos, responsáveis pela instrução dos futuros seminaristas.

Questionado sobre a missão de assumir a direção da nova casa do Propedêutico Santo Antônio, em meio aos desafios e a adaptação dos estudantes, o reitor Pe. Adilson Rampaso informou que as questões administrativas estão sendo estruturadas para a nova realidade. “A casa é muito grande, mas seus espaços nos proporcionam momentos de espiritualidade, reflexão, partilha e descobertas. É na oração e na vida em comunidade que estamos crescendo e buscando incessantemente viver a unidade e a comunhão, pois é essa a realidade que vamos construir”, concluiu Pe. Adilson.

O Propedêutico Santo Antônio conta com 16 jovens, que se prepararam para ingressar na casa durante um retiro espiritual realizado dos dias 26 de fevereiro a 01 de março