Rainha Santa Isabel celebra Todos os Santos com Exposição de Relíquias

De 04 a 07 de novembro, na Igreja Matriz Rainha Santa Isabel (Barueri), foi celebrada a Festa de Todos os Santos com palestras formativas, exposição de relíquias, procissão e missa.

A Paróquia Rainha Santa Isabel organizou uma programação especial para celebrar a Festa de Todos os Santos neste ano de 2021. De 04 a 06 de novembro foi realizado um tríduo formativo, refletindo acerca da santidade, sendo abordado os temas: Hagiografia e a Busca da Santidade, Desenvolvimento do Processo de canonização e Sagradas Relíquias dos Santos. A abertura da Festa se deu no dia 04/11 às 19h30 com a celebração da Santa Missa presidida pelo pároco, Padre Rogério Lemos, seguida de palestra. Nos dias 05/11 e 06/11 as palestras ocorreram às 20h.

No domingo (07/11), ocorreu na celebração das 10h, presidida pelo Diácono Kennedy Robert, a abertura da V-Exposição de Reliquias dos Santos com o tema: “Santos e Beatos Brasileiros”, onde foi apresentado à comunidade, utilizando as Sagradas Relíquias, os diversos Santos que nasceram em território nacional e também aqueles que, enviados em missão, morreram a caminho ou em território que geograficamente pertence ao Brasil. Além disso, a exposição apresentou também os diversos Beatos, Veneráveis e Servos de Deus do Brasil que estão com suas causas de beatificação e canonização em andamento, possibilitando que os seus nomes sejam divulgados e conhecidos por todos.

Diante de um número expressivo de Servos de Deus que há no país, destacou-se uma em especial, aquela que seu processo de canonização se deu na Diocese de Osasco, a Serva de Deus Ginetta Calliari.  Através da colaboração do Centro Mariápolis Ginetta, foi possível expor a história desta extraordinária mulher, por meio de banners, recursos audiovisuais e materiais de divulgação. Estiveram presentes no evento as Focolarinas Regina, Blanca e Maria Júlia que deram testemunhos acerca de momentos vivenciados com Ginetta. Além disso, a Sra. Solange e Sra. Onélia, membros do Movimento dos Focolares, participaram da celebração de abertura e da exposição, contribuindo com as dúvidas e questionamentos do público visitante.

Já às 18h a comunidade expressou publicamente a sua fé através da procissão de Todos os Santos, com aproximadamente 500 pessoas. Momento marcado pela participação expressiva da catequese, que propôs aos seus jovens e crianças que se caracterizassem do seu Santo de devoção e padroeiros das Igrejas da paróquia. Após a procissão, o Padre William SDB presidiu a missa de encerramento, seguida da partilha do bolo.

Agradecemos ao nosso pároco por apoiar e incentivar esta belíssima festa, aos palestrantes Psicanalista Ana Kroschinski, Padre Dr. Carlos Eduardo e Diácono Kennedy Robert, a toda a equipe do Centro Mariápolis Ginetta, a comissão de Iniciação a Vida Cristã e todos os catequistas envolvidos, aos membros do terço dos homens que se dispuseram a ser os guardiões das relíquias, assim como toda comunidade paroquial que nos auxiliou e participou conosco, Deus os abençoe!

Samuel Tavares, curador da exposição de relíquias

Veja mais em: https://www.facebook.com/rainhasantaisabelparoquia
Fotos: Andressa Fortaleza