OSIB promove Semana de Atualização para Formadores em Guarulhos

Os formadores do Seminário Diocesano São José participam da Semana de Atualização. Na foto: Pe. Gilvan Leite, Pe. Henrique Souza, Dom João Bosco, Pe. Vagner Moraes, Pe. Leonardo Sousa e Pe. Adilson Rampaso. (da esq. para direita).

Na segunda-feira, 10 de Julho, teve início, em Guarulhos (SP), a Semana Nacional de Atualização de Formadores realizada pela Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB) com a celebração da Santa Missa na Catedral de Guarulhos, presidida por dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão para os Ministérios e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Estavam presentes na missa, dom José Albuquerque de Araújo, bispo referencial da OSIB; padre Vagner João Pacheco de Moraes, presidente da OSIB; padre Edgar Rigoni, vice-presidente; padre Carlos Henrique Santos, secretário executivo; padre Deoni Alexandrino da Silva, tesoureiro, e mais de cento e cinquenta formadores das diversas dioceses do país.

No final da missa aconteceu a leitura da mensagem do Núncio Apostólico do Brasil, Giambattista Diquattro, para a Semana Nacional de Atualização para Formardes (acesse aqui a mensagem na íntegra).

Ao longo da semana, de 10 a 14 de Julho, os formadores, assessorados pelo padre Deolino Pedro Baldissera, refletirão sobre “A formação humano-afetiva como meta para uma sexualidade integral”.

A OSIB

A Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB) é um organismo que visa articular e integrar os Seminários e demais casas de formação, buscando critérios e diretrizes comuns na ação formativa dos futuros presbíteros do país, respeitando a caminhada de cada regional, com suas respectivas Igrejas particulares e dos diferentes Institutos. O bispo referencial da OSIB é dom José Albuquerque de Araújo, bispo de Parintins (AM) e o padre Vagner João Pacheco de Moraes , da diocese de Osasco (SP) é o presidente da Organização.

Confira a matéria feita pelo Jornal O São Paulo da Arquidiocese de SP:

Com estes encontros nacionais e com diversas atividades regionais, a OSIB tem colocado em prática o Documento 110 da CNBB – Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja
no Brasil –, levando em consideração o processo formativo e a gradualidade nas etapas de formação”, explicou ao O SÃO PAULO o Padre Vagner João Pacheco de Moraes, Reitor do Seminário
da Diocese de Osasco (SP) e Presidente Nacional da OSIB.