Missionárias da Caridade expulsas da Nicarágua chegam a Costa Rica

Missa de canonização de Madre Teresa de Calcutá, fundadora da congregação(2016). Reprodução Youtube Vatican News

Depois de 30 anos no país, as Missionárias da Caridade foram expulsas da Nicarágua – além de outras ONGs declaradas ilegais -, supostamente por não estarem devidamente credenciadas nos órgãos competentes para exercer suas atividades e por violarem a “legislação em vigor sobre lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e armas de destruição em massa.”

As Missionárias da Caridade de Madre Teresa de Calcutá chegaram na Costa Rica no final da tarde de quarta-feira, 6, sendo acolhidas de braços abertos pelo bispo da Diocese de Tilarán-Libéria, Dom Manuel Eugenio Salazar Mora. As missionárias viajaram até Penãs Blancas em um micro-ônibus escoltado pela Polícia e por agentes da Imigração.

“Bem-vindas Irmãs da Caridade de Madre Teresa de Calcutá – escreveu em seu perfil no facebook o prelado costarriquenho -. É uma honra para nossa Diocese de Tilarán – Liberia que pisem nestas terras. Rezamos pela Igreja na Nicarágua, por seus bispos, sacerdotes, religiosas e religiosos. Irmãs sejam bem-vindas a estas terras, nossa Diocese está de portas abertas para recebê-las, obrigado pelo seu exemplo, entrega e serviço aos mais pobres entre os pobres. Santa Madre Teresa de Calcutá, continue intercedendo pelas suas intenções. Viva Cristo Rei!”

A saída das Missionárias da Caridade da Nicarágua ocorre uma semana depois de o governo do presidente Daniel Ortega ter tornado ilegais cerca de 100 ONGs, em decisão ratificada pelo Parlamento, incluindo a Associação Missionárias da Caridade, acusada de não estar devidamente credenciada para funcionar como asilo de idosos ou centro de desenvolvimento infantil e de “violar a legislação em vigor sobre lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e armas de destruição em massa.”

As 18 religiosas de Madre Teresa, de diferentes nacionalidades, foram expulsas da Nicarágua após terem servido a população local por mais de 30 anos. A sede da organização religiosa, localizada em Manágua, foi tomada pela polícia nicaraguense, segundo o jornal local La Imprensa.

“Diante da decisão da Assembleia Nacional de cancelar a personalidade jurídica da fundação das Irmãs Missionárias da Caridade de Santa Teresa de Calcutá, que ofereciam assistência aos mais pobres de nossa sociedade nicaraguense, lamentamos profundamente a dor de muitos de nossos irmãos que não terão mais a atenção que recebiam das Irmãs”, escreveu o arcebispo de Manágua, cardeal Leopoldo Brenes, em uma nota em 4 de julho.

Paradoxalmente, a Associação Missionárias da Caridade foi fundada na Nicarágua em 16 de agosto de 1988, dois anos após a visita de Madre Teresa de Calcutá ao país, durante o primeiro mandato presidencial de Daniel Ortega (1985-1990). Naquele momento, Ortega ofereceu seu apoio para que a Ordem religiosa fosse estabelecida e se encontrou com Madre Teresa de Calcutá, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 1979 e canonizada pelo Papa Francisco em 4 de setembro de 2016.

Vatican News