Missa, presidida Por Dom Cicero Alves, encerra Encontro Nacional de Atualização para Formadores

O evento teve recorde de inscrições – participaram 170 reitores e formadores do Brasil.

O encontro refletiu sobre “A formação humano-afetiva como meta para uma sexualidade integral”, temática que está em comunhão com as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, documento de número 110 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e com o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil.

Encerrou na sexta-feira, 14 de julho, o Encontro Nacional de Atualização para Formadores. Dom Cicero Alves de França, bispo auxiliar de São Paulo, presidiu a Santa Missa, às 8h, e em sua homilia fez paralelos com o envio e conselhos de Cristo aos seus discípulos com a realidade da missão dos formadores. Enfatizando, de modo especial, as virtudes da prudência e da humildade.

Logo após, o padre Deolino Pedro Baldissera, assessor do encontro deste ano, fez sua conferência final, dando indicações para uma contínua reflexão e contínua formação sobre uma formação integral e integradora.

A Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB), ainda neste ano, promoverá o Encontro Nacional para Psicólogos e Psicólogas, que colaboram com o processo formativo acompanhando os seminaristas, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de setembro.

Acesse (aqui) a mensagem final do encontro.

Considerando a importância dos presbíteros de serem formados na caridade pastoral, na comunhão e na unidade, a Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB) promove anualmente a Semana Nacional de Atualização de Formadores, para formadores e reitores de Seminários e Institutos. Neste ano, a iniciativa aconteceu de 10 a 14 de Julho, no Hotel Slaviero Essential, em Guarulhos (SP).

Fonte: CNBB  | OSIB