II Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas

A Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas é celebrada todos os anos no 4° Domingo de Julho, próximo ao Dia de São Joaquim e  Sant’Ana, avós de Jesus. Na Catedral, a missa diocesana ocorrerá no dia 24/07, às 9h, presidida por Dom João Bosco.

Encontro de Sensibilização na Paróquia São José Operário | Jardim D’Abril. Foto: PPI Osasco

Prezados Presbíteros, diáconos, seminaristas e todas as comunidades.

Paz e Bem!

O Papa Francisco tem dedicado especial atenção às pessoas idosas e encarregou o Dicásterio para o Laicato, Vida e Família para fomentar e desenvolver este tema. Assim, em 2021, instituiu a I Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, a ser celebrada todos os anos no 4° Domingo de Julho, próximo ao Dia de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus.

Neste ano de 2022, acontecerá no dia 24 de Julho com o tema “Na velhice, seguirão dando fruto”(Sl 92, 15).

Será concedida Indulgência Plenária a todos os idosos que participarem das celebrações litúrgicas por ocasião deste II Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas e a todos os que, nos dias anteriores ou posteriores, forem visitar um idoso sozinho. A visita, segundo o Papa, é uma obra de misericórdia do nosso tempo.

Quero reforçar o pedido do Papa Francisco para que se dê ampla divulgação e se celebre em todas as paróquias e comunidades este dia para marcar a solidariedade e proximidade com os avós e os idosos, e destacar o quanto eles são um valor e um dom, tanto para a sociedade quanto para a comunidade eclesial.

Na Catedral de Santo Antônio, celebraremos missa diocesana no dia 24/07, às 9h, sintam-se convidados a celebrar este momento e também chamem suas paróquias a participar.

Aproveito para lembrar que em nossa Diocese temos a Comissão Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa(PPI) desde o ano passado, e espero que todos possam estar dispostos a abrir as portas de suas paróquias para a implantação desta Pastoral que tem como objetivo fazer as visitas domiciliares às pessoas idosas; ser ponte entre as famílias e os serviços de apoio à pessoa idosa e criar redes de solidariedade na comunidade.

Que Deus abençoe a todos.

Dom João Bosco, ofm
Bispo Diocesano de Osasco