Falece Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova

A Comunidade Canção Nova confirmou na noite desta segunda-feira (12), Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe, o falecimento de seu fundador Monsenhor Jonas Abib, aos 85 anos. Ele estava em tratamento quimioterápico de um mieloma múltiplo, desde maio de 2021.

Após um período de internação para tratar de um quadro de pneumonia, Monsenhor Jonas havia recebido alta hospitalar no dia da Solenidade da Imaculada Conceição, 08 de dezembro, data em que celebrou 58 anos de ordenação sacerdotal. O Monsenhor faleceu em sua residência em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo.

Natural de Elias Fausto (SP), Monsenhor Jonas nasceu em 21 de dezembro de 1936. Aos 13 anos, entrou para o seminário salesiano, no Colégio São Manoel, em Lavrinhas (SP). Cursou Filosofia em Lorena (SP) e Teologia em São Paulo (SP), sendo ordenado sacerdote, em 1964, com o lema “Feito tudo para todos”.

A Diocese de Osasco manifesta sua comunhão e acompanha com orações a Comunidade Canção Nova e a Diocese de Lorena. Deus conceda a Monsenhor Jonas Abib a recompensa pelo seu Ministério fecundo realizado em favor da Santa Igreja.

Sobre o velório e sepultamento

O corpo está sendo velado no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes e será sepultado no Santuário do Pai das Misericórdias, ambos na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista-SP, onde o sacerdote viveu por mais de 40 anos à frente da Comunidade que fundou.
O velório ocorre nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14) no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes.

Na quinta-feira, 15, já às seis horas da manhã, está programado um cortejo do corpo até o Santuário do Pai das Misericórdias, onde haverá a Santa Missa e, logo após, a Quinta-Feira de Adoração. Após a missa, o corpo permanecerá a longo do dia no Santuário. Na Hora da Misericórdia, a última missa de corpo presente será celebrada, e logo após o sepultamento na sala das Graças, no Santuário da Misericórdia.

Nota de Pesar de Dom Joaquim Wladimir  – Bispo Diocesano de Lorena

“Fiz-me tudo para todos!” (1Cor 9,22)

​Neste momento de dor e consternação comunicamos o falecimento do Monsenhor Jonas Abib.

​O Monsenhor Jonas, pai e fundador da Comunidade Canção Nova, sacerdote ordenado no dia 8 dezembro de 1964, que a partir de uma experiência de oração, já no início de sua Vida Religiosa, encontra nas palavras de Dom Antônio Afonso de Miranda, à época Bispo Diocesano de Lorena, o desafio para a tarefa – colocar em prática a Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi: “é hora de evangelizar, comece no seu trabalho com os jovens. Faça alguma coisa!”. Muitos empreendimentos… os encontros no período do carnaval (rebanhões), a evangelização pelos meios de comunicação o Rádio, a TV e hoje o Sistema Canção Nova de Comunicação.

​Em Cachoeira Paulista, a Comunidade Canção Nova, ‘pedacinho do céu’, se firma como grande trabalho e polo irradiador do Evangelho, obtendo à Comunidade Canção Nova o Reconhecimento Pontifício em 2008: Associação Internacional Privada de Fiéis.

​A Igreja Particular de Lorena, enlutada, mas grandemente agradecida pelo contributo do Monsenhor Jonas Abib, reza pelo seu descanso junto daqueles que estão ‘de pé diante do Trono do Cordeiro’, e suplica ao Pai das Misericórdias que conforte e dê serenidade aos familiares, aos filhos espirituais e aos amigos nessa hora de dor e separação, sustentados pela fé na certeza da Ressurreição!

Como se canta no hino de Compromisso: “Não dá mais pra voltar…, o barco está em alto mar!”, que o legado deixado pelo Monsenhor Jonas seja corajosamente levado adiante por aqueles que de modo mais próximo o acompanharam, bem como o número grandioso de colaboradores que mantém esta obra que tanto bem tem feito à Igreja, inspirados no seu lema para a vida sacerdotal.
​A Mãe da Piedade, que traz o Filho sem vida nos braços, nos aconchegue a todos no seu colo materno!

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Bispo Diocesano de Lorena