Pesquisar
Close this search box.

Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa no Brasil

Como dói ter o sagrado, a fé, o templo… a dignidade violada!!!
No dia 21 de janeiro é comemorado o Dia Mundial da Religião e Dia Nacional
de Combate à Intolerância Religiosa no Brasil.

Tendo em vista que as questões religiosas ainda motivam guerras e diversos tipos de perseguições, com o objetivo de se evitar a intolerância religiosa, no Brasil, a Lei 11.635 de 27 de dezembro de 2007 vem para tentar abraçar o que a Constituição Federal diz em seu artigo 5º. no inciso VI (sexto) “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”

Essa Lei, devido ao ocorrido e de outras várias ocorrências, especificamente com uma sacerdotisa de religião de matriz africana, Iyalorixá Gildásia dos Santos e Santos. Ela, por ter sofrido ataques de ódio, agressões físicas e morais motivadas por intolerância religiosa teve sua imagem indevidamente utilizada por uma igreja pentecostal no ano de 1.999. De tudo, veio a óbito em 21 de janeiro de 2007 em decorrência da fragilização da saúde de todo sofrido. A sanção da Lei foi em sua homenagem. Mas quanta dor…

A intolerância religiosa contra religiões de matrizes africanas vai além das físicas e verbais, podendo ser:
. a profanação pública de símbolos religiosos, com o objetivo de afetar pessoas daquela denominação;
.a destruição de locais de culto;
.a recusa à prestação de serviços nesses locais;
.a restrição ao acesso a locais públicos ou coletivos por conta de fatores
religiosos.

Pessoas de outras religiões são apedrejas nas ruas, têm os templos invadidos durantes seus cultos… tudo isso em nome de Deus??? Em nome do amor?? Não, isso não é amor…

Lembram-se da imagem de Nossa Senhora Aparecia sendo chutada em uma emissora de TV (out/95)?? Os católicos sentiram a dor da falta de respeito de seu sagrado… Indignação com o ocorrido. Como é triste acompanhar o noticiário e deparar-se com notícias como: a igreja católica teve quebrados móveis, imagens sacras violadas, prédios
queimados,… hóstias espalhadas pelo chão… imagens destruídas na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios (Diocese de Osasco-SP em 2021).

Essa data serve para refletirmos “de que pessoas de diferentes credos, raças, etnias, sexo celebram mais um passo a favor da dignidade humana para compartilhar caminhos que possibilitem o enfrentamento à: a intolerância religiosa” (https://www.palmares.gov.br/?p=34790). Que bom seria, bastasse, aos cristãos católicos ou não, o ensinamento de Cristo: “Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu vos amei, vocês devem amar-se uns aos outros.” (João 13,34). Ou ainda, simplesmente, sejamos humanos!

O Dia Mundial da Religião, originalmente é comemorado no terceiro domingo do mês de janeiro, é uma data móvel.

 

 

Pastoral Afro – Grupo Afro Dignidade Diocese de Osasco, SP.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp