CONGREGAÇÕES

Fundador: São Luís Orione

Site: orionitas.com.br/

Informações:

• Pequeno Cotolengo – Dom Orione – Rodovia Raposo Tavares km 25,5 Granja Vianna Caixa Postal 12 – CEP: 06708-000 – Cotia – SP
    Telefone: (11) 4612-2662 / 4612-9629 / 4707-2101

• Província Nossa Senhora Aparecida – Sede Provincial – Rodovia Raposo Tavares km 26, 26.200 – Granja Vianna – Caixa Postal 74731
    CEP: 06708-970 – Cotia – SP –

Histórico:

As Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade formam o instituto religioso feminino fundado por São Luís Orione, o pai dos pobres e o benfeitor da humanidade sofredora e abandonada. Sua missão é a de, confiantes na Divina Providência, desenvolver um amplo apostolado junto aos mais pobres de nossa sociedade em amor à Jesus e àsua Igreja.

Pequenas no nome, mas grandes na caridade!

As Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade encontram-se no Brasil desde 1949, quando o Instituto enviou as primeiras missionárias à nossa terra. Realizam sua ação apostólica junto aos empobrecidos: missão “ad extra” e “ad intra”, junto às crianças e adolescentes em situação de risco, creches, moradores de rua, MST, Pastoral carcerária, Pastoral dos cortiços, Pastoral da criança; junto a portadores de necessidades especiais e idosos.

A Província religiosa Nossa Senhora Aparecida é constituídade religiosas brasileiras e cabo-verdianas.

Dom Luís Orione deixou à humanidade um exemplo de amor e caridade, ensinando e mostrando com sua vida e obras que “só a caridade salvará o mundo”, cuja caridade consiste em: “Fazer sempre o bem, o bem a todos, o mal nunca a ninguém”; esta é uma das expressões que fala muito forte em sua vida de testemunho de seguimento de Cristo, pois como ele sempre dizia, “no mais miserável dos homens brilha a imagem de Deus”.

Aos que foram chamados a servir nesta família religiosa, ele insistia uma vida na perfeita alegria, plena de doação de si a Deus e aos irmãos.

Ele foi um e continua naqueles que seguem um homem apaixonado por Jesus, pelos pobres, pela Igreja, por Maria; fez de sua vida um constante hino de caridade, nas palavras, nos escritos e principalmente na ação.

São Luís Orione foi beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 26 de outubro de 1980 e canonizado no dia 16 de maio de 2004. É um santo atual, modelo para todo cristão ou cristã que leva a sério sua vocação de filho-filha de Deus.