Pesquisar
Close this search box.

CONGREGAÇÕES

Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia – FdM

Nome canônico: Instituto das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia

Fundador: Santa Madre Rossello

Site: http://www.familiarosselliana.com.br

Contato vocacional: sav@familiarosselliana.com.br

 

Informações:

  • Colégio Nossa Senhora da Misericórdia – Osasco
    Rua: Madre Rossello, 111
    CEP: 06086-090 – Osasco – SP
    Telefone: (11) 3681-9660 / 3683-3447

 

  • Colégio Nossa Senhora da Misericórdia – VGP
    Estrada Municipal da Maracanduva, 1.350
    CEP: 06730-000 – Vargem Grande Paulista – SP
    Telefone: (11) 4703-2974 / 4703-5041

 

  • Comunidade Maria Mãe de Misericórdia
    Rua: Jakichiro Arakawa, 323 – Jardim Carapicuíba
    CEP: 06322-250 – Carapicuíba – SP
    Telefone: 4164-4435

 

  • Casa Provincial
    Rua: Dionísio de Camargo, 109 – Centro
    CEP: 06086-100 – Osasco – SP
    Telefone: (11) 3682-2319 / 3685-9014

 

Histórico:

A pequena semente, lançada por Deus no Coração de Benedita Rossello transformou-se em frondosa árvore que espalhou seus ramos pela Itália e depois para o mundo.

A FAMÍLIA DA MADRE ROSSELLO está presente na África (Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Congo, Ruanda); América (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Haiti, Jamaica, Peru, Estados Unidos, Uruguai); Ásia (Índia) e Europa ( Alemanha, Itália, Romênia): A sede geral fica em Savona na Itália.

Nossa presença no Brasil: dados históricos

Os caminhos de Deus …

Era o dia 15 de abril de 1925… No porto do Rio de Janeiro atracava o navio norte-americano Legon que vinha de Buenos Aires. Viajavam nele as Irmãs Frederica Veglio, Vigária Geral e Trinidad Quingley com o objetivo de visitar as Irmãs dos Estados Unidos.

Aproveitando a estadia de algumas horas na “Cidade Maravilhosa”, as Irmãs desembarcaram. Aí se manifestou a providência divina. Por motivo alheio à vontade das Irmãs elas se atrasaram, perdendo o embarque. Susto, quase pavor! Que fazer?!

Em meio a tal angústia nasceu a inspiração: “se Deus permite isto é porque a nossa Madre Fundadora nos quer no Rio de Janeiro”.Levadas por esta inspiração, acolheram com fidelidade, o acontecimento que se tomou “a semente” do Instituto no Brasil.

Naquele momento, apresentou-se o jovem Carlito, um ex-aluno da Ir. Trinidad, que além de tirá-las do apuro, tomou-se um instrumento de Deus para tornar efetiva a presença das FdM no Brasil.

Madre Maurícia Graham, Provincial de Buenos Aires acolheu com generosidade o projeto do Senhor, enviando as primeiras missionárias da misericórdia à Terra de Santa Cruz – Foram elas: Ir. M. Dolores Pertuzzi (Superiora); Ir. M. Celestina Anzorena; Ir. M. Tarcisia Redondelli; Ir. M. Juliana de Leon, para assumir a direção e educação das crianças. Incluindo órfãs de militares da “Fundação Osório”, situada no bairro de Santa Alexandrina à Rua Paula Ramos, 16, no Rio de Janeiro do dia 24 de maio de 1926.

Pertencendo à Província Religiosa de Buenos Aires a árvore da misericórdia no Brasil foi estendendo os seus ramos até ser constituída Província Religiosa em 8 de abril de 1965.

“Seja nossa herança a Misericórdia.” (Santa Madre Rossello)