CONGREGAÇÕES

Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento

Nome canônico: Instituto Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento – Fraternidade de Aliança Toca de Assis

Site: http://tocadeassis.org.br/inicio

Contato vocacional: http://tocadeassis.org.br/vocacoes

Informações:

• Chácara Santa Maria dos Anjos (Filhas da Pobreza – Noviciado)
    Rua Santos Dumont, 784 – Paisagens Casa Grande
    Caixa Postal 83 – CEP 06717-970 – Cotia – SP
    Telefone: (11) 4616-2925 / 4616-7210

• Casa de Nazaré
    Governo Geral das Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento
    Praça Maria Amélia de Arruda Botelho, 89 – Pq. Industrial
    CEP 13013-510 – Campinas – SP

Histórico:

O Instituto Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento é um Instituto de Vida Consagrada feminino que teve a sua origem e na vivência do Carisma da Fraternidade “Toca de Assis”. Somos uma única família: Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento, Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento e Fraternidade Toca de Assis.

Nasceu no dia 07 de outubro de 1997, dia de Nossa Senhora do Rosário, sob inspiração do Carisma e espiritualidade herdados da Fraternidade Toca de Assis existente desde 1994. A experiência com o Santíssimo Sacramento e o encontro com o “próprio Cristo” nos pobres sofredores de rua, impulsionou algumas jovens que atuavam como leigas a buscarem uma íntima união com Deus através da vida consagrada, dando origem ao Instituto, que teve a sua primeira casa na cidade de Campinas.

O Carisma consiste na Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento, em reparação, no espírito da Sagrada Liturgia da Santa Igreja, dileta Esposa de Cristo, e no amor aos pobres abandonados de rua, reconhecendo neles o Senhor Jesus. Através desse carisma, as Irmãs procuram acima de tudo a glória de Deus, fazendo com que Jesus Sacramentado seja cada vez mais conhecido, amado e adorado e testemunhando que dos pobres é o Reino dos Céus. Vivem uma vida simples e fraterna, procurando manifestar o amor a Deus pela profunda alegria, por causa de Nosso Senhor Jesus presente no Santíssimo Sacramento e nos sofredores e abandonados em situação de rua.

O Instituto tem como Patronos São Francisco e Santa Clara de Assis e Santa Catarina de Sena. Possui também um Ramo Contemplativo, onde as Irmãs realizam um apostolado específico: a contemplação. Na solidão e no silêncio, vivem em contínua oração, “como o seu Esposo Jesus Cristo, se imolam por amor, para a glória do Pai e salvação do mundo” (DCVR26). Entregam-se numa vida escondida, com pequenas renúncias e ofertas diárias, especialmente pelo Sumo Pontífice, pelos Sacerdotes e por toda Santa Igreja.