Pesquisar
Close this search box.

Simpósio Diocesano das Famílias promove formação e reflexão sobre amizade e espiritualidade

Ao final da missa foi apresentada a nova coordenação para o próximo biênio. Foto: Pastoral Familiar Diocesana

Com o tema “Família e Amizade” e o lema “Já não vos chamo servos, mas amigos”, a Pastoral Familiar da Diocese de Osasco realizou, no dia 29 de setembro, o Simpósio Diocesano das Famílias. O evento aconteceu no Parque da Maturidade, em Barueri.

O Simpósio começou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Carlos Eduardo, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar, concelebrada por Pe. Luiz Rogério. Ao término da missa, o padre Carlos fez a apresentação da nova coordenação diocesana da Pastoral Familiar, que irá assumir a função pelos próximos 2 anos, a partir do envio a ser recebido em novembro, na missa de Cristo Rei; composta pelo Padre Luiz Rogério, assessor eclesiástico, o casal Carlos e Alessandra, coordenadores diocesanos, e o casal Kátia e Adriano, vice-coordenadores.

As atividades incluíram uma palestra da psicoterapeuta Silmara Leôncio, que refletiu sobre o tema “Amizade em Família” e questionou os relacionamentos familiares. A psicóloga Nerci Lopes encerrou a parte da manhã, trazendo considerações a partir da reflexão apresentada.

No período da tarde, o Padre José Eduardo, presbítero da Diocese de Osasco e pároco da Paróquia São Domingos, abordou o lema do evento: “Já não vos chamo servos, mas amigos” (Jo 15,5).

Em um segundo momento, diversas pastorais, movimentos e serviços que trabalham com famílias participaram de uma roda de conversa para refletir sobre como vivenciam a amizade em suas atividades, e apresentaram suas formas de atuação. Entre os agentes participantes estavam representantes da Comissão Defesa da Vida, Ministério de Famílias RCC, Equipes de Nossa Senhora, ECC, Pastoral da Sobriedade, Pastoral Familiar, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Judiciária, Missão Ester e Comunidade Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria.

O encontro proporcionou uma programação especial para as crianças, no espaço kids. Foto: Pastoral Familiar Diocesana.

As atividades para as crianças de 4 a 10 anos, foram  organizadas pela Missão Ester, e para os adolescentes de 11 a 17 anos,pela Comunidade Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria. As crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 19 anos, também tiveram seu momento para compartilharam experiências sobre seus relacionamentos familiares e no meio em que vivem.

O momento formativo foi concluído pelo Diácono Fábio Luiz, da Diocese de Osasco, que refletiu sobre a espiritualidade em preparação ao Jubileu 2025, e em seguida conduziu um momento de adoração ao Santíssimo. O evento contou com a animação do Ministério Peregrinos.

O Simpósio Diocesano das Famílias não apenas proporcionou uma reflexão aprofundada sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, mas também buscou articular os trabalhos em conjunto com outras pastorais e movimentos eclesiais. O evento teve como objetivo formar agentes qualificados para acolher as famílias a partir da realidade em que se encontram, além de preparar esses agentes para o grande Jubileu de 2025. Essas iniciativas reforçam o compromisso da Pastoral Familiar em promover a unidade e o fortalecimento das famílias dentro do contexto da Igreja.

Com informações: Wilson Chagas – coordenador da Pastoral Familiar | Diocese de Osasco

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp