Neste domingo, 26, Solenidade de Cristo Rei do Universo, a Diocese de Osasco esteve em festa com a ordenação de sete novos diáconos. A Missa da Ordenação, ocorrida em Barueri, foi presidida por Dom João Bosco e concelebrada por diversos padres da Igreja Particular e de outras dioceses.
Pela imposição das mãos e da Oração Consecratória de Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, OFM, bispo da Diocese de Osasco (SP), os seminaristas Adriano da Silva Oliveira, Fábio Luiz Ferreira, Felipe Fleming Amorim, Henrique de Marins Monteiro, Henrique dos Santos, Matheus Bravo Magalhães e Victor Benincasa Borejo, receberam o primeiro grau da ordem, o diaconato.
A Solene Celebração Eucarística teve início às 15h, no Ginásio de Esportes José Correa, no município de Barueri. Marcado de grande alegria e muita emoção, o rito que selou a entrega total dos ordenandos a Jesus Cristo e à Igreja, foi testemunhado por familiares, amigos e grande número de fiéis advindos das paróquias onde os seminaristas desenvolveram os seus estágios pastorais.
Na homilia, Dom João Bosco recordou a feliz semelhança quanto ao número de seminaristas, que nesta celebração, foram ordenados diáconos: “Lembro a vocês, aliás não é coincidência, foram sete primeiros diáconos escolhidos pelos apóstolos, junto com o Espírito Santo, para lhes dizer que esse mundo da evangelização e da caridade os espera”.
O bispo assinalou, que na história, a figura de Jesus Cristo Rei do Universo, nos convoca à esperança. E pontuando aos neo-diáconos a importância de se ter um coração voltado ao Senhor, Dom João Bosco ressaltou a missão do diácono para com o cuidado das “ovelhas desnorteadas e caídas pela estrada da vida”.
“Eu peço a vocês que desde os primeiros passos sejam agentes de esperança, no meio dessas dificuldades que eu não quis elencar, mas que vocês conhecem, no mundo de hoje”.
“Coloco esse cenário pra vocês que estão começando, porque aqui estão os primeiros passos de vocês. Aqui estão as primeiras urgências e necessidades de vocês como diáconos, de dar a vida, de colocar toda a capacidade de vocês a serviço do reino, a serviço da esperança, a serviço desta história gloriosa de Jesus Cristo Rei do Universo. Que vai acontecer lá na frente, mas que nesse tempo que estamos vivendo exige serviço, luta, constância, perseverança. Vencer cada dia, de novo, as nossas próprias deficiências para ser aquilo que o Senhor espera de nós.”, concluiu Dom João Bosco, após fazer menção ao Jubileu 2025 – ‘Peregrinos da Esperança’, tema proposto pelo Papa Francisco.
Após a homilia, os eleitos expressaram publicamente o desejo de exercer o Ministério Diaconal, sob a orientação e obediência ao bispo diocesano. Seguida da imposição das mãos sobre as cabeças dos eleitos e a prece de ordenação feita por Dom João Bosco, os neo-diáconos foram revestidos da estola e da dalmática e receberam o livro dos Evangelhos, sinais da missão de anunciadores da Boa Nova de Jesus Cristo e do Ministério para o qual foram ordenados.
Sobre os neo-diáconos :
Diácono Adriano da Silva Oliveira
Sua paróquia de origem é a Rainha Santa Isabel Barueri. Nascido em Osasco, no dia 05 de fevereiro de 1993, filho de Ismael Alves de Oliveira e Rosângela Nascimento da Silva Oliveira. Participou dos encontros vocacionais na Diocese de Osasco no ano de 2014.
O diácono Adriano exerceu o seu Ano de Síntese Vocacional, em 2023, na Catedral Santo Antônio. Lema diaconal: “Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria” (Sl 42,4).
Diácono Fábio Luiz Ferreira
Durante o ano de 2023, ele esteve a serviço na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Ibiúna. “Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor.” (Sl 39,8a. 9a), foi o lema diaconal escolhido por ele.
A paróquia de origem do diácono Fábio Luiz é a Imaculada Conceição do Jardim Dracena|SP. Nasceu em Taboão da Serra – SP, no dia 02 de agosto de 1986, filho de Elisabete Ferreira. Após uma experiência na Comunidade Canção Nova realizada de 2011 a 2017, ingressou no Seminário Diocesano no ano de 2019.
Diácono Felipe Fleming Amorim
Filho de Carlos da Silva Amorim e Valéria Fleming Amorim, nasceu em São Bernardo do Campo-SP, no dia 26 de março de 1995. Participou dos encontros vocacionais, em 2012.
Lema diaconal: “Não temas, porque eu te resgatei, chamei-te pelo teu nome, tu és meu”(Is 43,1). O diácono Felipe Fleming, durante o Ano de Síntese Vocacional, dedicou seus serviços na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Padroeira. Sua paróquia de origem é a Nossa Senhora das Graças de Carapicuíba.
Diácono Henrique de Marins Monteiro
Sua paróquia de origem é a Santa Cruz de Barueri. Nascido em Osasco-SP, no dia 14 de junho de 1992, filho de Rozileide Alves de Marins e Braulino Ataides Monteiro.
Participou dos encontros vocacionais do Seminário Diocesano São José, nos anos de 2014 e 2015. Desenvolveu os trabalhos do Ano de Síntese Vocacional na Paróquia São Francisco de Assis, em Jandira.
O diácono Henrique Marins escolheu como lema de sua ordenação diaconal: “Senhor, tu sabes que te amo” (Jo 21,15).
Diácono Henrique dos Santos
Vindo da Paróquia São Paulo da Cruz, participou dos encontros vocacionais durante o ano de 2013. Ele é filho de de Recervino José dos Santos (in memorian) e Maria Vieira de Jesus (in memorian). Diácono Henrique dos Santos nasceu no dia 03 de dezembro de 1995, na cidade de Osasco.
Atuou no ano de 2023, na Paróquia Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo, no Portão, em Cotia. Seu lema diaconal: “Para que em tudo Deus seja glorificado” (1Pd 4, 11).
Diácono Matheus Bravo Magalhães
Seus pais são Aparecido Nazário de Magalhães e Carlinda Pereira Bravo de Magalhães. Nascido em Cotia-SP, no dia 17 de setembro de 1996, participou dos encontros vocacionais do Seminário São José, no ano de 2014.
A paróquia de origem do diácono Matheus é a Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Coimbra, em Cotia. No último ano, ele desenvolveu o seu estágio pastoral na Paróquia Santa Isabel e São Zacarias, em Osasco.
O diácono Matheus Bravo escolheu como lema diaconal: “Estar sempre unido a Jesus, este é o meu projeto de vida”, frase do Beato Carlo Acutis.
Diácono Victor Benincasa Borejo
Nascido em São Paulo-SP, no dia 19 de agosto de 1996, filho de Edson Borejo e Angélica Fátima Benincasa Borejo. Participou dos encontros vocacionais na Diocese de Osasco no ano de 2014.
Seu lema diaconal é “Já não sou que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). O diácono Victor Borejo estava a serviço na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Caucaia do Alto, onde exercia o seu Ano de Síntese Vocacional.
A paróquia de origem do diácono Victor é a Catedral Santo Antônio, em Osasco.
Comunicação Diocesana – Cúria Diocese de Osasco
Fotos: Felipe e Karen | Pascom Diocesana
Veja o álbum completo: Ordenação Diaconal | 2023