Seminaristas iniciam Jornada Vocacional, em preparação ao ComVocação 2024

A Jornada Vocacional é um evento anual promovido pelos Seminários Propedêutico e São José, em que os seminaristas visitam as paróquias de nossa Diocese para participar da Celebração Eucarística, acompanhados pela imagem e relíquia de São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes. A imagem e a relíquia são levadas à paróquia para veneração dos fiéis e coleta dos pedidos de oração.

OBJETIVOS
O evento tem por objetivo estreitar as relações entre seminaristas e fiéis através da oração e do testemunho de vida. Trata-se também de um momento propício para a divulgação do COMVOCAÇÃO, nosso grande evento em prol das vocações sacerdotais que celebra 21 anos e acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto. Além disso, na Jornada Vocacional são coletados os pedidos de oração dos fiéis, que são colocados como intenções nas orações comunitárias dos seminaristas. Estes pedidos podem ser depositados na urna que acompanha o andor da relíquia. Por isso, é importante que a Paróquia disponibilize quantidade suficiente de papéis e canetas no dia da visita.

A FORMAÇÃO PRESBITERAL
Neste ano de 2024 a Diocese de Osasco conta com 56 jovens em formação para assumir o ministério presbiteral, entre propedeutas (15), etapa do discipulado (22), etapa da configuração (15) e seminaristas em período de síntese vocacional aguardando a ordenação diaconal (4). O Seminário tem a preocupação em formá-los em quatro principais dimensões: espiritual, humana, intelectual e pastoral-missionária, que são indispensáveis para o desenvolvimento pessoal dos futuros padres da Igreja. Para que isso aconteça da melhor forma possível, a Diocese investe na formação dos seminaristas a fim de que, bem formados, cheguem à ordenação sacerdotal e sirvam ao povo de Deus com amor e alegria, doando-se inteiramente pela obra do Senhor. Os investimentos são destinados aos estudos, às psicólogas e outros formadores, além de investimentos com alimentação, transportes, manutenções diversas na residência e nos automóveis, etc.

Atenciosamente,
Seminário Propedêutico Santo Antônio e São José, Diocese de Osasco