Seminário de Iniciação à Vida Cristã discute transmissão da fé na cultura atual

Foto: Giany Costa/CNBB

Teve início no dia 1º de outubro e seguiu até o dia 3, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), o Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros, promovido pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Mais de 250 padres participaram da iniciativa que aprofundou temas sobre a transmissão da fé na cultura atual.

A celebração de abertura foi presidida pelo arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão, dom Leomar Antônio Brustolin, que destacou os três elementos essenciais para a reflexão sobre evangelização: sinais dos tempos, conversão pastoral e missão. Dom Leomar enfatizou a importância da Iniciação à Vida Cristã e a preocupação da CNBB com a catequese de crianças, jovens e adultos, questionando como transmitir a fé e garantir um vínculo com a comunidade.

O assessor da Comissão, padre Wagner Carvalho, conduziu uma conferência sobre o “ABC da Iniciação à Vida Cristã”, onde os participantes refletiram sobre terminologias e momentos celebrativos. O estudo, dividido em três partes, abordou a definição da iniciação, conceitos e os desafios enfrentados nesse processo.

Participaram do seminário os padres José Cosme e Daniel Vitor, assessores eclesiásticos da Pastoral Bíblico-Catequética e do Setor Juventude, respectivamente.

No segundo dia, Mariana Venâncio, também assessora da Comissão, apresentou uma conferência sobre o “Querigma”, explicando seu significado e importância para o encontro com Jesus Cristo. Ela ressaltou que o anúncio querigmático é central na fé cristã e que a conversão ocorre a partir da experiência do amor de Deus.

O seminário se destacou pela participação ativa do clero, que buscou ampliar as reflexões e encontrar novos caminhos para a evangelização, reforçando a conexão entre a Iniciação à Vida Cristã e as diretrizes da Igreja.

Fonte:  CNBB Nacional