São Pedro e São Paulo, colunas da Igreja!

São Pedro, príncipe dos Apóstolos

Pedro, originalmente chamado Simão, foi renomeado por Jesus em Betsaida, onde vivia como pescador no Lago de Tiberíades. Junto com seu irmão André, e posteriormente com Tiago e João, testemunhou eventos cruciais como a ressurreição de Jairo, a Transfiguração e a agonia no Horto das Oliveiras.

Personalidade e Confissão

Pedro emergiu como um homem simples e impulsivo ao lado de Jesus, frequentemente falando em nome dos Apóstolos. Ele foi o primeiro a afirmar a fé em Jesus como o Santo de Deus em Cafarnaum e reconheceu Jesus como o Cristo, o Filho de Deus vivo em Cesareia de Filipe.

Missão e Responsabilidade

Jesus confiou a Pedro o papel de governar a Igreja, apesar de suas falhas e dúvidas. Após a Ressurreição, Pedro continuou liderando os Apóstolos, pregando, fazendo curas e enfrentando perseguições. Ele se tornou o ponto central da comunidade cristã em Jerusalém antes de se espalhar para outras cidades.

Martírio e Legado

Pedro, após enfrentar prisões e perseguições, foi crucificado de cabeça para baixo durante a perseguição de Nero, enquanto Paulo foi decapitado. Ambos os mártires faleceram em 29 de junho de 67, dando origem às Basílicas de São Pedro e São Paulo em Roma.

Saulo, judeu de Tarso: de perseguidor cristão à conversão

Saulo, judeu de Tarso, na atual Turquia, era um cidadão romano culto e instruído na escola judaica de Jerusalém, formado pelo rabino Gamaliel. Possuía uma sólida formação cultural Greco-helênica, falava grego e latim, além de ser habilidoso na arte de tecer cortinas, ofício aprendido de seu pai. Conhecido também pelo nome greco-latino Paulo, era perspicaz, corajoso e tinha uma forte capacidade dialética, conforme descrito nos Atos dos Apóstolos e em suas treze Cartas.

A caminho de Damasco

Sem conhecer Jesus, Saulo foi um dos primeiros a perseguir os cristãos, que via como uma seita perigosa a ser debelada. Ao aproximar-se de Damasco com autorização do sumo pontífice para prender fugitivos de Jerusalém, Saulo foi surpreendido por uma luz celestial que o derrubou ao chão. Ouvindo a voz de Jesus, Saulo converteu-se, ficou cego temporariamente e foi guiado à cidade onde sua visão foi restaurada por Ananias.

Conversão e Início do Apostolado

Batizado, Paulo uniu-se à comunidade cristã de Damasco, testemunhando sua conversão na Sinagoga. Após aprender com Pedro e outros apóstolos em Jerusalém, fortaleceu sua fé e iniciou fervorosamente seu apostolado, enfrentando hostilidades de judeus e desconfianças de cristãos.

As viagens apostólicas

Paulo empreendeu três grandes viagens missionárias. Na primeira, fundou comunidades na Galácia e debateu em Jerusalém sobre os gentios convertidos. A segunda viagem levou-o à Grécia e Macedônia, enquanto na terceira visitou Éfeso e retornou a Jerusalém, confrontando questões judaicas.

Rumo ao martírio

Acusado pelos judeus, Paulo apelou ao imperador e foi transferido para Roma, onde se uniu à comunidade cristã. Preso novamente sob Nero, foi condenado à morte e decapitado na Via Ostiense, coincidindo com o martírio de Pedro em 29 de junho de 67, originando as basílicas de São Pedro e São Paulo.

Fonte: Vatican News