
A Diocese de Osasco realizou, no dia 3 de maio, sua 21ª Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida. A tradicional peregrinação marcou a celebração dos 36 anos de instalação da diocese, comemorados em 1º de maio, e aconteceu dentro do contexto das festividades do Jubileu 2025. O evento teve como tema “Com Maria, Peregrinos de Esperança!” e como lema “A esperança não engana” (Rm 5,5).
A programação teve início às 7h, com a concentração e a oração do Santo Terço na Tribuna Bento XVI. Às 9h, foi celebrada a Santa Missa na Basílica Central, presidida por Dom João Bosco Barbosa de Sousa e concelebrada pelo clero diocesano.
Durante a homilia, o bispo recordou o crescimento da Igreja local ao longo dessas décadas, mencionando o aumento significativo no número de padres e seminaristas, bem como a força da fé das comunidades que compõem a diocese.
“Sentimos-nos abraçados por Maria e queremos devolver a ela todo o carinho do nosso coração”.
Dom João ressaltou que o espírito de peregrinação faz parte da história da Diocese de Osasco, formada por pessoas que chegaram de várias regiões com esperança e fé, e que construíram comunidades vivas e atuantes. Ele enfatizou que esse espírito se alinha ao lema do Jubileu 2025: “Peregrinos de Esperança”, que encontra seu fundamento em Cristo, o verdadeiro caminho, verdade e vida.
O bispo refletiu ainda sobre o Evangelho do dia, destacando o diálogo de Jesus com o apóstolo Filipe, como um convite à confiança e à comunhão com Deus. Em referência ao recente falecimento do Papa Francisco, Dom João convidou os fiéis a permanecerem firmes na fé, confiantes de que o Senhor conduzirá a Igreja na escolha de seu novo pastor.
“Nós então não estamos perdidos, não estamos confusos. Claro, o nosso coração queria isso (que ele permanecesse), mas o Senhor queria premiá-lo depois de uma caminhada tão bonita, premiá-lo com a graça do descanso eterno.”
Ao final, incentivou os romeiros a retornarem às suas comunidades fortalecidos pela graça de Maria, com ânimo renovado para continuar a missão evangelizadora como verdadeiros peregrinos de esperança.
História
A Diocese de Osasco abrange 13 municípios do Estado de São Paulo. Sua sede está na cidade de Osasco. É sufragânea da Arquidiocese de São Paulo. Criada em 15 de março de 1989, por bula do então Papa João Paulo II. Sua instalação ocorreu em 01 de maio de 1989, assumindo como 1º bispo Dom Francisco Manuel Vieira, que há anos se dedicava à esta Região Episcopal.
Seu segundo bispo foi Dom Ercílio Turco, falecido em 30 de outubro de 2019. Tem como bispo atual, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, ofm, cujo lema é “Cristo, Nossa Vitória”.
A diocese está dividida em 9 Regiões Pastorais: Santo Antônio, Bonfim, São José Operário, Carapicuíba, Barueri, Itapevi, Cotia, Ibiúna e São Roque. Possui 89 paróquias e 01 Àrea Pastoral, organizadas em mais de 500 comunidades. O padroeiro principal da diocese é Santo Antônio de Pádua, e seu co-padroeiro São João Paulo II; proclamado em 2019, juntamente com as comemorações dos 30 anos da instituição da diocese.
Confira tudo que aconteceu na 21ª Romaria Diocesana:
Meire Elaine – Comunicação Diocesana
Álbum: 21ª Romaria Diocesana ao Santuário de Aparecida