Relíquias de Santa Teresinha visitarão casas carmelitas da diocese

Urna com as relíquias de Santa Teresinha. Foto: divulgação

A visita das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus ao Brasil, que ocorre pela quarta vez, trará um momento especial para a Diocese de Osasco, marcando sua passagem pelas casas das irmãs e freis carmelitas da região.

A peregrinação inserida no contexto celebrativo que envolve dois jubileus significativos: os 150 anos do nascimento de Santa Teresinha, comemorados em janeiro de 2023, e os 100 anos de sua canonização, que serão celebrados em 2025, ocorre desde 1º de fevereiro e seguirá até o mês de outubro.

As relíquias de Santa Teresinha, compostas por fragmentos do fêmur e de ossos do pé, são de primeiro grau. A vinda dessas relíquias ao Brasil foi solicitada pela Ordem dos Carmelitas Descalços do Brasil à Basílica de Santa Teresinha, localizada em Lisieux, na França.

Estiveram no Brasil pela primeira vez nos anos de 1997 e 1998, percorrendo diversas cidades, passando também por nossa diocese. Neste ano, as relíquias estarão expostas para veneração no Centro Teresiano de Espiritualidade, em São Roque, e no Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha, em Cotia.

Também serão visitadas algumas paróquias da diocese, como a Catedral Santo Antônio, igreja mãe da diocese, e a Paróquia Santa Teresinha e São Roque, em Ibiúna. As programações das paróquias serão divulgadas posteriormente.

Confira a programação dos carmelos:

• Centro Teresiano de Espiritualidade
    Rodovia Raposo Tavares km 64 S/N | Marmeleiro | São Roque – SP

.
Semana de Espiritualidade em preparação à Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha. De 09 a 12 de setembro de 2024, às 19 horas.

09/09 – ‘Cantar as misericórdias do Senhor’ Biog. e contexto de Teresa de Lisieux – Frei Alzinir
10/09 – ‘Senti a caridade entrar em meu coração… e fui feliz’ (MA 45v) – Frei Edinaldo
11/09 – ‘Meu caminho é todo de confiança e amor’ Carta 226, 9 de maio de 1897 – Frei Rafael
12/09 – ‘Mais unida a Jesus, mais amor’ Cf MC 12v – Frei Afonso

Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha. De 20 a 22 de setembro de 2024

20/09
Centro Teresiano de Espiritualidade (Seminário do Marmeleiro)
Das 06h30 às 22 h. Missas: 07h; 10h; 15h e 19h.

21/09
06h às 10h: Mosteiro Cristo Rei- Cambará
10h30 às 15h: Matriz São Roque
15h30 às 19h30: Matriz São Luís Gonzaga e Sta Teresinha – Vilaça
20h30 às 24h: Vigília no Centro Teresiano de Espiritualidade

22/09
Centro Teresiano de Espiritualidade (Seminário do Marmeleiro)
07h30: Santa Missa:
10h: Santa Missa Solene, presidida por Dom João Bosco OFM – bispo diocesano de Osasco
15h: Santa Missa
16h30: Despedida e partida para Ibiuna e Cotia.

• Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha
    Avenida Joaquim Barreto, 162 | Cotia | SP (Rodovia Raposo Tavares Km 35)
    .

Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha. De 22 a 26 de setembro de 2024
A Capela ficará aberta durante todo o dia para veneração

22/09
21h30: Acolhida das Relíquias: concentração no portão principal do Carmelo e procissão luminosa até à capela. Momento de oração e veneração.

23/09
6h30: Santa Missa
10h: Santa Missa – Pe. José Eduardo. Após a Santa Missa, homenagem das crianças do Colégio Maria Mater
15h: Santa Missa – Pe. Ubirajara
17h: Santa Missa – Pe. Vitor Kano
19h: Santa Missa, presidida por Dom João Bosco OFM – bispo diocesano de Osasco e concelebrada por Pe. Mauro Ferreira, com a presença da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate
Após a Santa Missa, apresentação do Coro da Diocese de Santo Amaro

24/09
6h30: Santa Missa
10h: Santa Missa – Pe. Douglas Pinheiro
14h: Oração do Terço com os membros da OCDS
15h: Santa Missa – Pe. Ailton e Fraternidade São João Paulo II
17h: Santa Missa – Pe. Márcio Pereira
19h: Santa Missa – Pe. Fernando Ribeiro
Após a Santa Missa, momento de louvor com Juninho Cassimiro

25/09
7h30: Santa Missa – Frades Carmelitas Descalços
Após a Santa Missa, translado para o Colégio São José e Paróquia São José em Osasco
15h30: Chegada na Catedral Santo Antônio em Osasco

26/09
12h: Chegada de volta ao Carmelo
15h: Santa Missa – Frades Carmelitas, O.Carm.
Após a Santa Missa, despedida e traslado para a Ordem do Carmo em São Paulo

Divulgação da programação da visita nas paróquias. Confira: Paróquias da diocese receberão relíquias de Santa Teresinha

O que são as relíquias?

Uma relíquia é um fragmento do corpo de um santo ou objetos que foram usados por ele, aos quais os católicos prestam veneração. A palavra “relíquia” vem do latim reliquiae, que significa “resto”. As relíquias são classificadas em três graus:
– Primeiro grau: partes do corpo de um santo, como ossos, cabelo ou unhas. Exemplos incluem o braço e o coração de Santa Teresa D’Ávila, na Espanha, e a língua e faringe de Santo Antônio de Pádua, na Itália.
– Segundo grau: objetos que pertenceram ao santo, como roupas ou outros itens pessoais, incluindo relíquias da Paixão, como os pregos da cruz.
– Terceiro grau: objetos que tocaram o corpo do santo ou o relicário que guarda suas relíquias.

Para os fiéis diocesanos, essa visita das relíquias representará uma oportunidade única de se aproximar da espiritualidade carmelita e de se inspirar no exemplo de Santa Teresinha, a padroeira das missões.

Meire Elaine – Comunicação Diocesana