Regional Sul 1 apresenta a Escola de Comunicação COM.VOCÊ

Novo projeto da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 visa formar agentes multiplicadores, capacitando-os a comunicar o Evangelho de maneira transversal e acessível em todas as dioceses.

Entre os dias 27 e 29 de setembro, a 45ª Assembleia Eclesial do Regional Sul 1, realizada no Mosteiro de Itaici, Indaiatuba, foi palco para a apresentação de um novo e importante projeto pastoral. A Escola de Comunicação COM.VOCÊ, idealizada pela Coordenação da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 1, foi revelada a bispos, padres e leigos das 43 dioceses participantes. A proposta é ambiciosa: formar multiplicadores que fomentem a formação contínua em todas as dioceses, capacitando agentes da Pascom a comunicar mais e melhor.

O projeto foi apresentado de maneira remota por Phelipe Carvalho, Coordenador do Grupo de Trabalho de Formação do Regional Sul 1. Ele fez questão de agradecer o apoio de Dom João Bosco, bispo referencial da Pascom do Regional Sul 1, assim como o olhar atento do assessor, Padre Tiago Barbosa, e da coordenadora, Edite Neves. Durante sua apresentação, Phelipe enfatizou o convite do Papa Francisco para “abrir o coração, ir, ver, escutar e aprender” para, com o coração transbordando, ir ao encontro dos irmãos e irmãs. “O eixo de formação é também missionário, e nos ajuda a manter a vitalidade da Igreja e o serviço de evangelização”, destacou.

Padre Tiago Barbosa, Assessor da Pascom no Regional Sul 1, compartilhou sua visão sobre o projeto. Para ele, a escola vai muito além de ensinar técnicas de comunicação: “Ela aprofunda a missão pastoral dos agentes da Pascom, que é comunicar Cristo e o seu Evangelho a todos, sem distinção, utilizando os meios disponíveis, mas, acima de tudo, formando verdadeiros missionários do Evangelho.”

Pe. Tiago durante apresentação do projeto.

Para participar o agente da Pascom não precisa ter formação acadêmica em comunicação, mas deve abraçar a missão de comunicar com paixão e empenho. A transversalidade dessa pastoral exige que os agentes valorizem suas próprias habilidades e expertises, contribuindo com o que cada um tem de melhor. “Todos têm algo a oferecer”, enfatizou o padre, lembrando que a comunicação está no cerne da natureza humana.

A formação, que começará em fevereiro de 2025, será oferecida de forma online, com aulas ao vivo e uma abordagem dividida em trilhas baseadas nos quatro pilares da Pascom: Espiritualidade, Articulação, Produção e Formação. O objetivo principal é criar um “banco de formadores”, capacitados para responder às necessidades formativas de cada diocese, em qualquer parte do Regional Sul 1.

A criação dessa escola é uma resposta clara à necessidade de a Igreja acompanhar os avanços culturais e tecnológicos da sociedade. A formação contínua dos agentes pastorais garante que as comunidades possam ser animadas a anunciar a Boa-Nova de maneiras inovadoras e eficazes, sem perder de vista as diretrizes da Igreja.

O logo da Escola: Uma comunicação que pulsa

O logo escolhido para a Escola de Comunicação COM.VOCÊ simboliza sua missão: um coração robusto, que apresenta a Palavra de Deus, aberta e acessível a todos, que pulsa com a urgência de uma comunicação que aqueça corações, ofereça consolo nas dores e ilumine os caminhos de quem necessita. Uma imagem que reflete o espírito missionário e acolhedor que a escola pretende formar em seus alunos.

Fonte: cnbbsul1.org.br
Texto | Andrea Rodrigues | Diocese de Campo Limpo