Região Santo Antônio abre os trabalhos pastorais com missa jubilar na Catedral

A missa foi concelebrada pelo clero local. Foto: Pascom Catedral

No dia 1º de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, a Região Santo Antônio celebrou a missa de abertura dos trabalhos pastorais. A celebração também marcou o início das peregrinações do Ano Santo à Igreja Jubilar da diocese.

A concentração aconteceu na Praça Duque de Caxias e, em seguida, os fiéis seguiram em peregrinação jubilar até a Catedral de Santo Antônio para a Missa Solene, presidida por Dom João Bosco, concelebrada pelo vigário geral e pároco da Catedral Monsenhor Claudemir, e por todo o clero da Região Santo Antônio.

Durante a homilia, Dom João ressaltou a importância da unidade na missão evangelizadora. Mesmo com cada comunidade e pastoral desempenhando funções distintas, a união fortalece a proclamação da Palavra em nossas comunidades.

O bispo também refletiu sobre a espera do Messias por Simeão e Ana e, comparando-a à esperança cristã no mundo atual, destacou a perseverança dos profetas: “A esperança verdadeira não desilude porque ela brota da misericórdia de Deus, derramada na cruz. É essa a nossa garantia, a nossa certeza”.

Concentração da peregrinação. Foto: Pascom Catedral

Dom João recordou ainda o compromisso com as prioridades pastorais definidas em assembleia, que deverão nortear os trabalhos da diocese nos próximos anos: o cuidado com os idosos, o trabalho com os dependentes nas diferentes esferas e o compromisso com o Diretório Diocesano da Catequese. Na ocasião, fez a entrega de uma cópia do documento ao diácono Rafael Delanhese, responsável pela animação catequética na Região Santo Antônio. O lançamento oficial do Diretório ocorreu na Missa de Abertura dos Trabalhos Pastorais na Região Itapevi, no dia 31 de janeiro.

Ao final da celebração, o padre Odair José, coordenador pastoral da região, tomou a palavra. Destacando o pastoreio de Dom João nesta Igreja sinodal, exaltou a riqueza da vida pastoral e a colegialidade do clero local. Padre Odair convocou os padres assessores e os representantes das sete comissões para receberem pelas mãos do bispo diocesano,  a bênção para os trabalhos a serem realizados ao longo deste ano.
 
Por ser a única igreja da diocese designada a conceder as indulgências próprias do Jubileu, a Catedral de Santo Antônio distribuiu aos participantes da missa de abertura da região o ‘Passaporte do Peregrino’. Nele, é possível registrar datas importantes, como a peregrinação e a confissão, conforme explicou o padre Vinícius Soares, assessor eclesiástico da Pastoral Litúrgica e vigário da Catedral.
Apresentação das coordenações regionais e seus padres assessores, na bênção de envio Foto: Pascom Catedral

Todos os peregrinos que visitarem a Catedral para lucrar a indulgência plenária e retirarem seu passaporte poderão ter o documento carimbado após cumprirem as condições necessárias, tornando-se oficialmente ‘Peregrinos da Esperança’ por terem visitado a Igreja Jubilar da Diocese de Osasco.

Meire Elaine – Comunicação Diocesana
Fotos: Missa de Abertura dos Trabalhos Pastorais e Peregrinação Região Santo Antônio

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp