Quinze seminaristas da Diocese de Osasco são instituídos para os Ministérios de Leitor e Acólito no mês das vocações

Solenidade aconteceu durante a 16ª edição do ComVocação, que também celebrou a Assunção de Nossa Senhora

No último dia 18 de agosto, na Concha Acústica da FITO, quinze seminaristas da Diocese de Osasco foram instituídos para os Ministérios de Leitor e Acólito durante solenidade de Assunção de Nossa Senhora, celebrada em meio à 16ª edição do ComVocação.

Seminaristas instituídos leitores. Crédito: Ir. Leticia Perez

Ministrada pelo bispo Dom João Bosco, e reforçando a importância das vocações para a Igreja Católica, a Santa Missa da Instituição dos seminaristas reacendeu a necessidade do serviço ao Senhor, tanto no Santo Altar, para que haja a partilha do pão da vida com os irmãos, quanto para a disseminação da Palavra de Deus para toda a comunidade que anseia por conhecer e ter intimidade com Jesus por meio de sua Palavra de caridade, esperança e fé.

Dividida em duas partes, o rito foi iniciado com a benção dos servos escolhidos para o Ministério de Leitor. Dom João Bosco instituiu cada um dos seminaristas, individualmente, dizendo: “recebe este livro da Palavra, da Sagrada Escritura e transmite, com fidelidade a Palavra de Deus, para que ela frutifique cada vez mais no coração das pessoas”.

Os doze seminaristas instituídos para o Ministério de Leitor foram Douglas Oliveira, Francisco Oliveira, Jefferson Almeida, Jonathan Ferreira, Juliano Oliveira, Kennedy Santos, Lucas Santos, Marco Andrade, Robison Fernandes, Rogério Ramos, Samuel Netto e Tiago Teixeira. Aos leitores compete realizar as leituras da Sagrada Escritura (exceto o Evangelho), e propor as intenções da oração universal. Na falta do salmista, cabe a este ministro recitar o salmo.

Em sequência, foram acolhidos os seminaristas para o Ministério dos Acólitos, um a um, sob a seguinte benção do bispo: “recebe o pão para a celebração da eucaristia e procede de tal modo que possas servir dignamente à mesa do Senhor e da Sua Igreja”. Para este Ministério foram recebidos os seminaristas Eder Rodrigues, Rafael dos Santos e Vinicius da Silva. Os ministros acólitos têm como função o serviço ao altar e auxílio do sacerdote ou diácono. A preparação do altar, dos vasos sagrados e, se necessária, a distribuição da Santa Eucarística são algumas das atribuições desses seminaristas, que ainda desempenham funções próprias ao longo da celebração.

Seminaristas instituídos acólitos. Crédito: Ir. Leticia Perez

Sendo ação do próprio Cristo em nossa Igreja, a Celebração Eucarística pertence a todo seu corpo, bem como o manifesta e o afeta diretamente. Por esse motivo, cada participante da Santa Missa tem o dever de agir como comunidade, pensando no bem e na partilha, e manifestando a caridade por meio de todos os ritos litúrgicos, a fim de que todos os membros da Igreja sejam um só corpo – seja por meio da leitura da Palavra de Deus, ou por meio das orações e cantos. Ou, ainda, na oferta do sacrifício e na comum participação da mesa do Senhor. Por isso, glorifiquemos a Deus pela ordenação desses seminaristas, uma vez que eles aceitaram servir, com alegria, o povo de Deus.

Érica Gonçalves – Colaboradora BIO