
No contexto das celebrações pelo 60º aniversário de emancipação do município de Carapicuíba, foi inaugurada, na noite de 26 de março, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Padre Cleiton Jorge Cordeiro. A cerimônia contou com a bênção de Dom Frei João Bosco Barbosa, bispo diocesano de Osasco.
O evento reuniu autoridades municipais, familiares do homenageado e membros do clero: padre Othoniel Duprat, padre Luiz Rogério Gemi e padre Carlos Eduardo de Souza.
Durante a cerimônia, a prima de padre Cleiton recebeu do prefeito uma réplica da placa em homenagem ao sacerdote, falecido em 3 de março de 2021, aos 36 anos, vítima da COVID-19.
A iniciativa de nomear a unidade escolar em memória de padre Cleiton partiu do padre Othoniel, responsável também pela indicação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dom Ercílio Turco, em homenagem ao segundo bispo diocesano de Osasco. Ambas as instituições estão localizadas em Carapicuíba.

A nova EMEI foi projetada para atender mais de 100 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, oferecendo uma infraestrutura moderna e acolhedora. O espaço conta com cinco salas de aula amplas e bem iluminadas, refeitório espaçoso, banheiros acessíveis, jardim e uma área externa com playground.
Breve biografia
Padre Cleiton Jorge Cordeiro, membro do clero de Osasco, teve a Paróquia São Lucas Evangelista como sua comunidade de origem. Concluiu a Faculdade de Filosofia em 2011, na UNIFAI-SP, e a Teologia em 2015, na PUC-SP.
Ordenado diácono em 24 de junho de 2017 e sacerdote em 8 de dezembro do mesmo ano, padre Cleiton foi, por um longo período, membro da Comissão Diocesana Bíblico-Catequética, atuando como assessor da Escola de Emaús e contribuindo na formação de catequistas. Antes de sua internação, desempenhava funções no Tribunal Eclesiástico, auxiliando nos trâmites canônicos.

Meire Elaine – com informações Ir. Letícia Perez, MJS