Por que junho é o mês do Sagrado Coração de Jesus?

Na sexta-feira após o segundo domingo de Pentecostes é celebrada a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Ela está inserida na oitava de Corpus Christi e tem o objetivo de dirigir o olhar dos fiéis ao lado aberto de Cristo na Cruz. Por causa desta celebração, a Igreja dedica o mês de junho a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Em 2014 o Papa Francisco explicou o sentido desta festividade: “consiste em descobrir cada vez mais e em deixar-nos abraçar pela lealdade humilde da mansidão do amor de Cristo”. Junto com Corpus Christi e a Santíssima Trindade, a Solenidade do Sagrado Coração tem um caráter “sintético”, como ensinou o Papa Bento XVI em 2008. As três festas seguem o tempo forte da Páscoa e tem o sentido de catequisar os cristãos sobre quem é Deus.

Do Sagrado Coração de Jesus jorra sangue e água, que a Igreja entende como referências aos sacramentos do Batismo e da Eucaristia.

“O Coração de Jesus é trespassado pela lança. Aberto, torna-se uma fonte; a água e o sangue que saem remetem para os dois Sacramentos fundamentais de que vive a Igreja: o Batismo e a Eucaristia. Do lado trespassado do Senhor, do seu Coração aberto brota a fonte viva que corre através dos séculos e faz a Igreja”, explicou o Papa Bento XVI, homilia por ocasião da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus no encerramento do Ano Sacerdotal.

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

A veneração à Humanidade de Cristo sofrendo na Cruz de desenvolveu especialmente no final da Idade Média. A piedade popular difundiu o culto a coroa de espinhos, as chagas e ao Coração aberto de Cristo. A celebração litúrgica da solenidade do Sagrado Coração nasceu no final do século XVII, graças a expansão desse culto entre os cristãos.

A partir de 1673, difundiu-se pela Europa as visões de Santa Margarida Maria Alacoque sobre o Sagrado Coração de Jesus. Cristo apareceu a Margarida e mostrou seu coração rodeado de chamas e coroado de espinhos.

Santa Margarida escutou o Senhor dizer: “Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-Se e consumir-Se, para manifestar-lhes seu amor. E como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, desprezos, irreverências, sacrilégios, friezas que têm para comigo neste Sacramento de amor”.

A religiosa também recebe uma grande promessa de Jesus: quem comungasse por nove meses consecutivos, na primeira sexta-feira do mês, receberia o dom da penitência final.

Fonte: Site Comunidade Shalom

A memória litúrgica do Imaculado Coração de Maria é comemorada no sábado seguinte à solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Esta íntima ligação entre estas devoções existe porque toda verdadeira devoção ao Coração de Maria conduz ao Coração de Jesus, que no momento derradeiro da sua vida terrena nos confiou à sua Mãe.