
A Diocese de Osasco comunica, com profundo pesar e reverência, o falecimento do Santo Padre, o Papa Francisco, ocorrido na manhã desta Segunda-Feira da Oitava da Páscoa, 21 de Abril,
no Vaticano.
Durante a Oitava da Páscoa, celebra-se a Missa do dia, com paramentos brancos. Nestes dias litúrgicos, não deve ser adotado o formulário específico “Por um Papa”, presente na coletânea eucológica do Missal Romano dentre as “Missas pelos Fieis Defuntos” (MR, p. 1191). Nas orações eucarísticas, acrescente-se a menção ao Papa nas intercessões pelos defuntos.
Sede Vacante
Inicia-se agora o período de Sede Vacante. Até a eleição do novo Sumo Pontífice, na Oração Eucarística e nas intercessões da Liturgia das Horas omite-se o nome do Papa. Em hipótese alguma,
na Prece Eucarística, deve-se rezar pelo Colégio dos Cardeais ou pelo Papa que será eleito.
Durante a Sé VACANTE e até a eleição do novo Sumo Pontífice na Oração Eucarística e nas intercessões da Liturgia das Horas, o nome do Papa deve ser omitido.
No memento da Oração Eucarística no qual a Igreja é recordada, não se reza pelo Papa falecido, nem pelo Colégio dos Cardeais e nem pelo Papa que será eleito.
Mediante as normas a serem observadas, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, bispo diocesano, e Pe. Vinícius Soares da Silva, Assessor Diocesano de Pastoral Litúrgica, expediram o documento “Orientações Litúrgicas – Falecimento do Papa Francisco e Sede Vacante” para utilização das paróquias e equipes litúrgicas.
Para fazer o download do arquivo em PDF, acesse:
https://diocesedeosasco.com.br/downloads/
Pastoral Litúrgica – Diocese de Osasco