Padres assessores da Catequese do Regional Sul 1 se reúnem em Aparecida

Pe. Daniel Vitor representando a Diocese de Osasco. (3ª fileira, em pé, terceiro da esq. para dir.). Foto: Pascom | Regional Sul 1 – CNBB

Na Casa de Hospedagem Santo Afonso, em Aparecida, ocorreu o Encontro dos Padres Assessores da Catequese do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O encontro teve início na terça-feira, dia 16, e encerrou-se no dia 18, com foco no campo pedagógico sobre a prática pastoral e na apresentação de um modelo de diretório catequético para as dioceses.

Durante o evento, foi discutido um documento que visa estabelecer uma referência pastoral comum para todas as dioceses, promovendo uma caminhada unificada em direção aos mesmos objetivos e valores. Um exemplo apresentado aos padres foi o modelo de diretório proposto e implementado pelo Pe. Roberto da Silva Bocatele, assessor da catequese na Diocese de Votuporanga.

No dia 17, Dom Wilson Luís Angotti Filho, bispo diocesano de Taubaté e referencial para a catequese no Regional Sul 1, marcou presença no encontro. Ele destacou a importância da formação cristã, enfatizando que o primeiro contato das pessoas com a fé geralmente ocorre na vida em comunidade, ressaltando a relevância de uma sólida formação catequética.

O Pe. Marcelo Luiz Machado, assessor da catequese no Regional Sul 1, expressou entusiasmo com o encontro regional, que acontece há mais de 30 anos. Para ele, o evento é uma oportunidade de troca de ideias e experiências entre as diferentes dioceses, fortalecendo a pastoral catequética em todo o Estado de São Paulo.

O encontro foi elogiado pela oportunidade de estimular a perseverança pastoral dos padres assessores e de promover uma visão abrangente das realidades pastorais no Estado, graças ao compartilhamento de experiências entre os participantes.

Fonte:  Pascom | Regional Sul 1 – CNBB