Pesquisar
Close this search box.

OSIB – encontro reflete sobre cuidados com a saúde emocional para formação presbiteral

Pe. Vagner Pacheco, reitor do Seminário São José (a direita), atualmente também exerce a função de secretário nacional da OSIB

Os Reitores do Seminário Diocesano São José, Pe. Vagner Pacheco, Pe. Adilson Rampaso, Pe. Henrique Souza e Pe. Dr. Gilvan Leite, participam da Semana Nacional de Atualização de Formadores. Dom João Bosco, bispo diocesano de Osasco, celebrou a Santa Missa na noite da terça-feira (12). No dia 14, sexta-feira, ocorreu a eleição da nova diretoria da OSIB, onde Pe. Vagner Moraes, que até então exercia a função de secretário da OSIB, foi eleito o novo presidente nacional da organização.

Dada a importância que os presbíteros tem de serem formadores na caridade pastoral, na comunhão e na unidade, a Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB) promove anualmente a Semana Nacional de Atualização de Formadores. Neste ano, a iniciativa acontece de 11 a 15 de Julho de 2022, no Hotel Slaviero Essential, em Guarulhos (SP).

Refletindo sobre a temática “A importância dos cuidados com a saúde emocional para a formação presbiteral”, o evento acontece em comunhão com as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, documento de número 110 da CNBB, que afirma que “é missão da comunidade de formadores ajudar o seminarista a discernir não só se é chamado por Deus, mas se tem condições para assumir o que o presbiterado pressupõe. Caso seja necessário, ela auxiliará o candidato a procurar também orientação psicológica especializada” (n. 201).

A formação contará com a assessoria da irmã Silvia Cristina Maia, que é bacharel em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae e cursou Psicologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Ela integra o corpo docente da Escola para Formadores Jesus Mestre, em São Paulo, e a equipe de profissionais do Centro de Revitalização Âncora através de formações e no acompanhamento psicoespiritual, além de colaborar na formação para a vida consagrada e sacerdotal, com assessorias.

Considerando a importância e relevância deste evento para toda Igreja no país, não apenas para formadores e seminaristas, mas também para todo o povo de Deus, o secretário nacional da OSIB, padre Vagner Pacheco, salientou que a Semana de Atualização é importante para que também os fiéis obtenham formação e informação quanto ao trabalho da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, em todos os âmbitos e níveis da vida eclesial.

Cerca de cento e cinquenta padres de todo o Brasil participam do encontro.

 

A OSIB

A Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB) é um organismo que visa articular e integrar os Seminários e demais casas de formação, buscando critérios e diretrizes comuns na ação formativa dos futuros Presbíteros do nosso país, respeitando a caminhada de cada regional, com suas respectivas Igrejas Particulares e dos diferentes Institutos. O bispo referencial da OSIB é dom José Albuquerque de Araújo, bispo auxiliar de Manaus e o padre Jerônimo Batista de Araújo, da diocese de Caicó (RN) como presidente da Organização.

Os marcos doutrinal e referencial são extraídos dos documentos Optatum Totius (sobre formação sacerdotal); Presbiterorum Ordinis (O Documento Ministério e a Vida dos Presbíteros); Perfectas Caritatis (Perfeita Caridade); Pastores Dabo Vobis, Documento da CNBB 110 e, de modo especial, a Nova Ratio Fundamentalis (O Dom da Vocação Presbiteral).

 

Fonte: CNBB

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp