No sábado (21), o Diácono Luciano Santos Silva, CSJ foi ordenado presbítero para a Santa Igreja, pelas mãos do bispo diocesano de Osasco, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, ofm. A Missa Solene da Ordenação aconteceu na Comunidade Santo Antônio de Pádua, pertencente à Paróquia Santa Edwiges, em Carapicuíba.
O neo-sacerdote Luciano é natural de Carapicuíba/São Paulo. Depois de 12 anos de formação, com licenciatura em Filosofia, Graduação em Teologia e, com experiência na área de Comunicação Social e Jornalismo, o religioso recebeu o segundo grau do Sacramento da Ordem, o Presbiterato.
Biografia
Filho de Maria da Penha dos Santos e Severino Gomes da Silva, residiu seus 06 primeiros anos de idade na Aldeia de Carapicuíba. Logo após, se mudou com sua mãe e seus irmãos para o Parque Jandaia, aonde residiu até fevereiro de 2011, quando ingressou no seminário propedêutico dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
Logo nos primeiros anos, no Parque Jandaia em Carapicuíba, Luciano e sua mãe passaram a frequentar a Comunidade Santo Antônio de Pádua, quando a comunidade não passava de um pequeno barraquinho de madeira branca. Aos nove anos de idade fez sua primeira eucaristia no salão da nova comunidade, ainda em construção, em 1993.
Em 1998, na igreja recém construída, aos 14 anos de idade, fez sua crisma. Durante a sua caminhada nesta comunidade, o jovem Luciano trabalhou nos ministérios de música, intercessão e juventude do Grupo de Oração Água Viva, na Comunidade Santo Antônio. Trabalhou ainda com os coroinhas e atuou como catequista de primeira eucaristia por 12 anos. Palestrou no curso de pais e padrinhos da Pastoral de Batismo, deu curso de crisma e ajudou na liturgia. Ainda pertencente a esta comunidade, desenvolveu trabalhos sociais, visitas ao asilo recanto de São Camilo e, também, distribuição de roupas e comidas para os moradores de rua de Carapicuíba e região com o Grupo Servo dos Pobres, constituído pelos jovens da comunidade.
Depois de um tempo, passou a ajudar na Catequese, como também no Grupo de Oração, recém-aberto na Comunidade Santa Edwiges. Após um pequeno período de dois anos afastado, por causa do trabalho e do estudo, o jovem Luciano retornou para nova Comunidade Santa Paulina, recém-criada no bairro Parque Jandaia, onde trabalhou com as Catequeses de Pré-eucaristia e Eucaristia, coroinhas, grupo de jovens, Liturgia e também ajudou na abertura do Grupo de Oração da Comunidade Santa Paulina.
No ano de 2008, ainda na Comunidade Santa Paulina, em uma viagem com a juventude, fez uma experiência no Hosana Brasil na Comunidade Canção Nova, aonde recebeu o seu despertar vocacional, ingressando no seminário dos Padres do Sagrado Coração de Jesus no dia 20 de fevereiro de 2011, enviado pelo então pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, Monsenhor Paulo Link.
Ainda antes disso, criou o Grupo Jovens Sarados Missão Carapicuíba, inaugurado na Comunidade Santo Antônio de Pádua, em maio de 2010. E fez um esforço de convidar e dar início aos irmãos do Santíssimo, hoje atuantes em todas as comunidades da Paróquia Santa Edwiges. Luciano também trabalhou, na adolescência e na juventude, nas rádios Família de Carapicuíba e Rádio América, Canção Nova de São Paulo.