Missa em ação de graças pelos 59 anos de Ordenação Sacerdotal de Monsenhor Paulo Link

Monsenhor celebrou sua 1ª missa em solo brasileiro, na capela dedicada a São Paulo Apóstolo, no Jardim Planalto, em Carapicuíba. Foto: PasCom Santa Rita

No dia 10 de outubro, Monsenhor Paulo Link rendeu graças a Deus pelos 59 anos de vida sacerdotal, com uma missa na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Carapicuíba, presidida pelo bispo diocesano Dom João Bosco. Concelebraram o aniversariante Monsenhor Paulo,  Pe. Alexandre Pessoa Garcia, pároco local,  Pe. Xavier Cutajar, missionário contemporâneo, Pe. Thiago Jordão, Pe. Riomar Aristide e Pe. Edilson dos Santos, sacerdotes que foram acompanhados pelo Monsnehor no discernimento vocacional e no início da caminhada ministrerial.

Monsenhor Link, de origem alemã, foi ordenado sacerdote em 1965, em Roma, e ao longo de quase seis décadas, dedicou sua vida ao serviço missionário no Brasil, especialmente na cidade de Carapicuíba. Ajudou a fundar muitas Igrejas na cidade de Carapicuíba, onde até foi apelidado pelos padres da referida Região Pastoral como “grande apóstolo de Carapicuíba”.

Algumas das Igrejas fundadas por ele são: Santa Rita de Cássia (Vila Dirce), Santa Brígida (Jd. Santa Brígida), Santo Antônio de Pádua (Pq. Jandaia), Santa Ewiges (Pq. Jandaia), São José (Capriotti), São José Operário (Jd. 1º de maio) São Camilo de Léllis (Aldeia), Santa Luzia (Roseira Parque), São Francisco de Assis (Vila Olivina), São Pedro (do Jardim das Pedras e da Vila Leopoldina (hoje Igreja Matriz São Pedro e São Paulo), São Gabriel (Vila Silviânia), São Vicente (Jd. Santa Rita), Santo Expedito (Nova Vitorello), Divino Espírito Santo (Parque Flórida), São Benedito (Jardim Angèlica), Santa Tereza (Parque Santa Tereza), dentre outras.

Durante a celebração, muitos fiéis, amigos, e religiosos expressaram sua gratidão pela vida e pelo ministério de Monsenhor Paulo, que, ao longo dos anos, também lecionou em diversas instituições teológicas e foi agraciado com títulos, como o de Monsenhor pelo Papa João Paulo II e o de cidadão carapicuibano.

Breve biografia

Wilhelm Willy Link, nasceu no dia 28 de abril de 1939 no município de Fulda, na Alemanha. A convite do cardeal Dom Agnelo Rossi, aceita ser missionário no Brasil, chegando ao Porto de Santos no dia 24 de fevereiro de 1971, assumindo o nome de Pe. Paulo, a exemplo do apóstolo Paulo que saiu em missão por causa do Evangelho de Jesus Cristo.

Chegando ao Brasil em 1971, Monsenhor Paulo assumiu sua primeira missão como pároco na Paróquia São Lucas Evangelista. Desde então, ele se tornou uma figura central na comunidade. Seu trabalho pastoral, especialmente em áreas sociais e de formação, impactou profundamente a diocese e a comunidade local.

A Missa em ação de graças destacou a trajetória de fé, dedicação e amor ao próximo de Monsenhor Paulo, pelos seus esforços incansáveis em promover a evangelização e a fundação de comunidades na região. Aos 85 anos de idade, ele continua sendo uma inspiração de serviço e humildade, celebrando mais de meio século de ministério sacerdotal.

Meire Elaine – Comunicação Diocese

Mais fotos: Missa em ação de Graças do Monsenhor Paulo Link | 59 anos de Ordenação Sacerdotal