Missa de Crisma encerra Visita Pastoral de Dom João Bosco em Barueri

Foto: A Visita Pastoral foi concluída com a missa da Crisma. Pascom SJB

Nos dias 4 e 5 de outubro, Dom João Bosco realizou uma visita à Paróquia São João Batista, em Barueri. A programação fez parte do cronograma da 2ª Visita Pastoral do bispo diocesano às paróquias da diocese.

Dom João iniciou a agenda na sexta-feira (04/10), às 14h, com a acolhida na igreja matriz feita pelo pároco o Pe. Márcio Messias Cardozo, pelo coordenador regional de pastoral, o padre Ricardo Rodrigues e alguns paroquianos. Em seguida, o bispo dirigiu-se à Comunidade Santa Rita de Cássia. Ainda no primeiro dia, visitou e analisou os registros da secretaria e participou de um café na Casa Paroquial, encerrando o dia com a celebração da Santa Missa na Comunidade São José.

No sábado (05/10), Dom João se reuniu com os jovens, acólitos, coroinhas e catequizandos na Matriz São João Batista para um momento catequético. Após isso, fez uma visita à Dona Antônia Orlando, enferma da Comunidade Santo Antônio.

Às 18h, foi realizada uma assembleia extraordinária paroquial, reunindo membros pastorais, movimentos, associações, o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e o Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP).

Às 20h, Dom João celebrou a Missa da Crisma de jovens e adultos, na igreja matriz. Aproveitando o Evangelho do dia, que tratava do matrimônio, durante sua homilia,  destacou a importância da família na vivência dos valores evangélicos e na educação dos filhos, citando alguns documentos do Papa Francisco, como a exortação Amoris Laetitia, que trata do amor na família.

Dirigindo-se aos crismandos, Dom João ressaltou que ser cristão no mundo de hoje exige um compromisso de amor, que se reflete não apenas na evangelização da família, mas também no ambiente de trabalho, na comunidade da igreja, na vizinhança e em todas as situações do dia a dia, por meio de uma vida exemplar. “Juntos na igreja alimentando a fé, fazendo que a nossa vida cristão seja mais consciente, esta é a nossa missão”, completou o bispo.

Ao final da celebração, o padre Márcio expressou sua gratidão aos paroquianos pela dedicação nos preparativos. Ele destacou os momentos de partilha vividos durante a presença de Dom João e manifestou sua alegria pela convivência com o bispo, proporcionada pela Visita Pastoral.

Meire Elaine – Comunicação Diocesana
Álbum: Visita Pastoral 2024 | Paróquia São João Batista – Barueri