Membros do Tribunal Eclesiástico participam de Simpósio Canônico

Os colaboradores do Tribunal Eclesiástico da Diocese participaram do Simpósio Canônico Internacional do Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina (ISDCSC), realizado entre os dias 13 e 15 de agosto de 2024, em Florianópolis, SC. O evento teve como tema “Tutelar, Prevenir e Recuperar: A Crise dos Abusos Sexuais na Igreja e a Sua Correta Gestão Segundo a Práxis do Dicastério para a Doutrina da Fé”.

O conferencista foi o Mons. Jordi Bertomeu Farnós, Oficial do Dicastério para a Doutrina da Fé. Mons. Jordi é doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013), onde é professor encarregado da disciplina “Delicta Graviora contra sextum”. Desde 2012, é oficial da Seção Disciplinar do Dicastério para a Doutrina da Fé.

O simpósio abordou temas cruciais para a Igreja, incluindo a cultura da prevenção promovida pelo Papa Francisco em contraste com a cultura do abuso, a gestão jurídica, a prevenção e a comunicação institucional diante da crise dos abusos na Igreja.

Também foram discutidas as mudanças na legislação canônica visando uma Igreja mais saudável e segura, a proteção dos mais vulneráveis, e a avaliação dos organismos responsáveis por receber denúncias, à luz da “Vos Estis Lux Mundi”, após cinco anos de sua implementação no Brasil.

Vos Estis Lux Mundi (“Vós Sois a Luz do Mundo”, em latim) é uma carta apostólica em forma de motu proprio (documento emitido diretamente pelo Papa) promulgada pelo Papa Francisco em 9 de maio de 2019. O documento estabelece normas para a denúncia e o manejo de casos de abusos sexuais dentro da Igreja Católica, além de abusos de poder e de consciência.

O Vos Estis Lux Mundi foi um marco importante na resposta da Igreja Católica à crise de abusos, fortalecendo a responsabilidade e a transparência dentro da Igreja.

O encontro, iniciado na terça-feira, foi encerrado na manhã desta quinta-feira (15).