Os colaboradores do Tribunal Eclesiástico da Diocese participaram do Simpósio Canônico Internacional do Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina (ISDCSC), realizado entre os dias 13 e 15 de agosto de 2024, em Florianópolis, SC. O evento teve como tema “Tutelar, Prevenir e Recuperar: A Crise dos Abusos Sexuais na Igreja e a Sua Correta Gestão Segundo a Práxis do Dicastério para a Doutrina da Fé”.
O conferencista foi o Mons. Jordi Bertomeu Farnós, Oficial do Dicastério para a Doutrina da Fé. Mons. Jordi é doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013), onde é professor encarregado da disciplina “Delicta Graviora contra sextum”. Desde 2012, é oficial da Seção Disciplinar do Dicastério para a Doutrina da Fé.
O simpósio abordou temas cruciais para a Igreja, incluindo a cultura da prevenção promovida pelo Papa Francisco em contraste com a cultura do abuso, a gestão jurídica, a prevenção e a comunicação institucional diante da crise dos abusos na Igreja.
Também foram discutidas as mudanças na legislação canônica visando uma Igreja mais saudável e segura, a proteção dos mais vulneráveis, e a avaliação dos organismos responsáveis por receber denúncias, à luz da “Vos Estis Lux Mundi”, após cinco anos de sua implementação no Brasil.
Vos Estis Lux Mundi (“Vós Sois a Luz do Mundo”, em latim) é uma carta apostólica em forma de motu proprio (documento emitido diretamente pelo Papa) promulgada pelo Papa Francisco em 9 de maio de 2019. O documento estabelece normas para a denúncia e o manejo de casos de abusos sexuais dentro da Igreja Católica, além de abusos de poder e de consciência.
O Vos Estis Lux Mundi foi um marco importante na resposta da Igreja Católica à crise de abusos, fortalecendo a responsabilidade e a transparência dentro da Igreja.
O encontro, iniciado na terça-feira, foi encerrado na manhã desta quinta-feira (15).
Meire Elaine – Comunicação Diocesana