Na noite da Quarta-feira Santa, 13, a Diocese de Osasco celebrou a Missa do Crisma, popularmente conhecida como Missa dos Santos Óleos. A Solene Eucaristia, presidida por Dom João Bosco Barbosa, aconteceu na Catedral Santo Antônio, em Osasco.
Em entrevista à Pascom Diocesana, o bispo expressou sua alegria em ter a presença dos mais de cem padres, nesta missa onde também se celebra a unidade do clero, observando que isso resume a caminhada que a diocese tem realizado, especialmente neste ano.
“Dá para ver na alegria do povo, no brilho dos olhos, na presença maciça, na animação geral, que nós estamos retornando nas nossas comunidades com muita força, com muita alegria”, exclamou Dom João.
Na mesma Liturgia são renovadas as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da Ordenação. Neste sentido, após a homilia, os padres o fizeram perante o bispo.
Durante a celebração ocorreu a bênção do Óleo dos Catecúmenos e o Óleo dos Enfermos, e a consagração do Óleo do Santo Crisma, que foram repartidos e entregue aos padres coordenadores das 9 Regiões Pastorais de nossa diocese. Eles serão utilizados nas cerimônias sacramentais do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos das paróquias, e nas Ordenações.
Dom João falou ainda sobre o significado deste momento especial, o retorno das celebrações presenciais da Semana Santa, após 2 anos de pandemia: “É uma graça, é a Cruz de Cristo que brilha e a sua ressurreição que vem presentear a todos nós com uma nova esperança. Seja você também na sua comunidade, na sua família religiosa, portador dessa esperança a todos. Uma feliz e santa Páscoa.”
Ao final da missa, Dom João Bosco apresentou à assembleia o novo Conselho Diocesano de Pastoral: Pe. Odair José (Região Santo Antônio), Pe. Jorge Augusto (Região S. José Operário), Pe. Fernando Ribeiro (Região Bonfim), Pe. Fabio Rosário (Região Barueri), Pe. Ely Rosa (Região Itapevi), Pe. Alexandre Siles (Região S. Roque), Pe. Edileis Araújo (Região Ibiúna), Pe. Mauro Ferreira (Região Cotia) e Pe. Luiz Rogério (Região Carapicuíba).
Álbum completo: https://flic.kr/s/aHBqjzKD1o
Assista a reportagem produzida pela nossa equipe:
Departamento de Comunicação