Luz, Monte Serrate e Nazaré

Nesse domingo, dia 08, celebraremos com grande devoção as festas de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora do Monte Serrate e Nossa Senhora de Nazaré. Essas celebrações são momentos especiais de fé e união para os católicos, que se reúnem para homenagear e pedir a intercessão dessas três invocações da Virgem Maria. A seguir, conheça um pouco mais sobre cada uma dessas devoções marianas e suas histórias.

Nossa Senhora da Luz

Nossa Senhora da Luz é uma das muitas invocações da Virgem Maria, venerada por sua intercessão e proteção. A devoção a Nossa Senhora da Luz remonta ao século XV, quando a imagem foi encontrada milagrosamente em uma caverna iluminada por uma luz celestial. Ela é invocada especialmente para pedir orientação e clareza em momentos de escuridão e incerteza.

Nossa Senhora do Monte Serrate

Nossa Senhora do Monte Serrate é a padroeira da cidade de Santos, no Brasil. A devoção a ela começou no século XVI, quando uma imagem da Virgem Maria foi trazida de Portugal e colocada no alto do Monte Serrate. Desde então, ela tem sido um símbolo de proteção para os marinheiros e pescadores da região.

Nossa Senhora de Nazaré

Nossa Senhora de Nazaré é uma das devoções marianas mais populares no Brasil, especialmente na região norte do país. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada por um caboclo chamado Plácido, às margens do rio Murutucu, no século XVIII. Desde então, a devoção cresceu e culmina na grandiosa festa do Círio de Nazaré, que acontece todos os anos em Belém do Pará, no segundo domingo de outubro. Milhares de fiéis participam da procissão, demonstrando sua fé e gratidão pelas graças recebidas por intermédio de Nossa Senhora de Nazaré.

Endereços das Igrejas e Comunidades dedicadas a Nossa Senhora na Diocese de Osasco:

Nossa Senhora da Luz

• Comunidade Nossa Senhora da Luz (Paróquia São Vito)
    Rua César Ladeira, 334 – Jardim Veloso – CEP: 06152-010 – Osasco–SP

Nossa Senhora do Monte Serrate

• Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate
    Rua Senador Feijó, 12 — Centro — CEP: 06700-075 – Cotia–SP
  • Comunidade Nossa Senhora do Monte Serrate (Paróquia São João Batista | São João Novo)
    Rua Sete, 19 – Monte Serrat  – CEP: 18140-000 – São Roque–SP
  • Comunidade Nossa Senhora do Monte Serrate (Paróquia Nossa Senhora do Carmo e São Cristóvão)
    Estrada dos Mendes – Bairro dos Mendes – Caucaia do Alto – CEP: 06729-500 – Cotia–SP

Nossa Senhora de Nazaré