Jornada Vocacional do Seminário São José

Visita das relíquias na Paróquia S. Pedro e S. Paulo. Foto: Facebook Seminário São José

A Jornada Vocacional é um evento anual promovido pelo Seminário Diocesano São José, em que os seminaristas visitam as paróquias de nossa Diocese para participar da Celebração Eucarística, acompanhados pela imagem e relíquia de São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes. A imagem e a relíquia são levadas à paróquia para veneração dos fiéis e coleta dos pedidos de oração.

Objetivos

O evento tem por objetivo estreitar as relações entre seminaristas e fiéis através da oração e do testemunho de vida. Trata-se também de um momento propício para a divulgação do 17° ComVocação, nosso grande evento em prol das vocações sacerdotais, que acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto, depois de 2 anos sem tê-lo por causa da Pandemia.

Além disso, na Jornada Vocacional são coletados os pedidos de oração dos fiéis, que são colocados como intenções nas orações comunitárias dos seminaristas. Estes pedidos podem ser depositados na urna que acompanha o andor da relíquia. Por isso, é importante que a paróquia disponibilize quantidade suficiente de papéis e canetas no dia da visita.

A formação Presbiteral

Neste ano de 2022 a Diocese de Osasco conta com 53 jovens em formação para assumir o ministério presbiteral, entre propedeutas (9), estudantes de filosofia (14), estudantes de teologia (25) e seminaristas em período de síntese vocacional aguardando a ordenação diaconal (5). O seminário tem a preocupação em formá-los em quatro áreas principais: espiritual, humana, intelectual e pastoral, dimensões indispensáveis para o desenvolvimento pessoal dos futuros padres da Igreja.

Para que isso aconteça da melhor forma possível, a Diocese investe na formação dos seminaristas a fim de que, bem formados, cheguem à ordenação sacerdotal e sirvam ao povo de Deus com amor e alegria, doando-se inteiramente pela obra do Senhor. Os investimentos são destinados aos estudos, às psicólogas e outros formadores nesta área humana, além de investimentos com alimentação, transportes para as faculdades, manutenções diversas na residência e nos automóveis, etc.

Diante desta realidade, se possível, a coleta do dia da vista seja destinada ao nosso seminário, pois será de grade ajuda, independentemente do valor. Se se decidir pela doação, o ideal é que já se faça a contagem após a Missa e se entregue ao seminarista responsável no ato, o qual assinará um recibo. Deus abençoe!

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!
Glorioso São José, rogai por nós!
São João Maria Vianney, rogai por nós!

Seminarista Hiago Willian – coordenador da Jornada 2022