A Campanha da Fraternidade deste ano de 2022 como sabemos traz o tema da Fraternidade e Educação e o lema: Fala com Sabedoria, ensina com amor (Pr 31,26), portanto, toda ela voltada para a educação do ser humano. Podemos afirmar que falar de educação é falar de ser humano em sua dignidade mais profunda. Falar de educação é jogar luz num aspecto fundamental e indispensável da pessoa humana, dotado de inteligência e liberdade, capaz de aprender e se desenvolver, não de qualquer maneira, mas à luz da fé e tendo como princípio de todo discernimento para sua ação educadora, Cristo como referência.
Podemos nos perguntar: como Cristo educa? Ele é o verdadeiro Mestre e Educador por excelência. Educa o homem para a vida solidária, educa o homem para o Amor, para a vida em abundância e o faz com sabedoria, tem pedagogia, usa palavras e ações. Diante dos desafios da educação na cultura atual o homem deve pedir como os discípulos fizeram: “Senhor ensinas-nos…” (Lc 11, 1). Assim, saberemos que “Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6, 68), que confere ao homem, tão sedento de conhecimento e de verdade, saciedade e luz nas situações diárias que exigem discernimento na hora de orientar os filhos, no trato entre as pessoas da comunidade, nas instituições de ensino, no trabalho, enfim, em todas as situações que se apresentarem a nós.
Participamos da missão educadora de Cristo que veio ao mundo para ensinar a sermos como Ele, “se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros” (Jo 13,14). Ele nos educa na fé, no diálogo, para o bom, o belo, o verdadeiro. Só assim, o homem é atingido em todas as suas dimensões, só assim experimenta uma formação integral, profunda, só assim é evangelizado nas profundezas.
Ouçamos do Mestre seu pedido feito aos seus discípulos e que chega a nós também: Ide por todo o mundo e ensinai todas as nações (Mt 28, 19-20).
Ir. Ana Paula, FPSS (Toca de Assis)
Veja como foi a Semana da Fraternidade 2022: