Irmãs Paulinas elegem delegadas para o Capítulo Geral, em Roma

Na foto: Á direita de Dom João Bosco, presidente da missa de encerramento , Ir. Rosa Maria e Ir. Marlene Konzen. E Ir. Helena Corazza à esquerda do bispo.

Na reta final do Capítulo Provincial das Irmãs Paulinas, um momento significativo marcou o evento: a eleição das delegadas que representarão a província brasileira no 12º Capítulo Geral.

Na manhã do dia 30 de janeiro, as Irmãs Capitulares votaram e elegeram duas delegadas para o encontro, que acontecerá em Roma, Itália, de 7 de setembro a 7 de outubro deste ano.

O processo eleitoral foi conduzido por escrutínio secreto, exigindo maioria absoluta dos votos e realizado em distintos escrutínios.

Foram eleitas para essa missão as Irmãs Rosa Maria Ramalho e Helena Corazza. Como suplentes, foram eleitas as Irmãs Josefa Soares dos Santos e Maria Goretti de Oliveira.

Além delas, a Irmã Ana Marlene Konzen, atual superiora provincial das Irmãs Paulinas no Brasil, participará do Capítulo por direito.

O que é um Capítulo Geral?

As Constituições das Filhas de São Paulo explicam a importância do evento, que ocorre a cada seis anos:
O Capítulo Geral é a autoridade suprema da Congregação, exercida de modo colegiado e temporário, segundo as Constituições. É um acontecimento eclesial, expressão da comunhão e participação de todos os membros. Tem a função de aprofundar o carisma do Instituto e de atualizá-lo à luz das orientações da Igreja, das situações sócio-culturais do mundo e da evolução dos meios de comunicação social. Verifica o caminho da Congregação, reflete sobre sua situação, trata dos problemas gerais e dá linhas operativas para o futuro, a fim de promover uma adequada renovação espiritual e apostólica. Emana deliberações e normas, elege a superiora geral, suas conselheiras, a secretária e a ecônoma gerais”. (Art. 165)

O bispo abençoou as irmãs que participarão do Capítulo Geral.

Compromisso e missão

Após a eleição, as Irmãs delegadas compartilharam seus sentimentos sobre esse chamado:

Irmã Rosa Maria Ramalho: “Disse meu sim na confiança ao Espírito Santo e agradecida pela confiança das irmãs. Participar do Capítulo Provincial foi uma experiência de muito aprendizado e comunhão com a realidade de nossa província do Brasil.”

Irmã Helena Corazza: “Recebo a eleição como expressão da vontade de Deus manifestada pelas irmãs. Acolho esta missão na paz e serenidade, procurando contribuir.”

O penúltimo dia do Capítulo Provincial das Filhas de São Paulo também incluiu a transmissão do Capítulo Provincial e um momento de avaliação.

Com fé, alegria e gratidão, a província brasileira das Irmãs Paulinas segue confiando na presença e na força do Espírito Santo, que guiou este tempo de graça e discernimento.

Agradecemos a todas as pessoas estiveram presentes por meio de orações, mensagens e comunhão!

 

Fonte: Site Irmãs Paulinas 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp