Pesquisar
Close this search box.

Falece Ir. Johanna Niemann do Instituto Coração de Jesus – Serviam

A religiosa faleceu no dia 24 de fevereiro, vítima da Covid 19. 

Johanna Augusta Niemann nasceu em 06 de outubro de 1930, no norte da Alemanha, na cidade de Lastrup. Filha única de Elisabeth Berta Niemann e de Heinrich Hubertus Niemann, foi educada numa família de católicos praticantes.

Viveu sua infância e adolescência sob o regime nazista, durante a segunda guerra mundial. Seu pai foi chamado para o exército e convocado para a guerra, deixando sua esposa doente, com paralisia, no hospital junto com sua filha. Durante todo este período, Johanna morou no hospital dirigido por Irmãs Franciscanas. Sua mãe faleceu em 1946, seis semanas antes de o pai retornar para a casa, pois, após a guerra ele ainda fora prisioneiro dos russos.

Desde menina, gostava de participar das missas dominicais e fazia parte da infância missionária. Como adolescente e jovem, continuou praticando sua fé, participando da Eucaristia diariamente. Isso despertou nela, sempre mais, um amor à Igreja e à ação missionária. Com 15 anos, escreveu em seu diário: “Quero ser missionária!” e comentou o seu desejo de transmitir a fé que lhe fazia feliz, às pessoas em terras distantes que não conheciam Jesus.

Por muitos anos Ir. Johanna realizou trabalhos pastorais na Diocese de Osasco.

Com 18 anos, ao participar de um encontro de jovens, sentiu fortemente seu chamado à vida religiosa consagrada. Porém, resistiu durante sete anos em dar uma resposta concreta à Deus, alegando a si mesma que, como filha única, não poderia deixar o pai e a madrasta. Neste tempo, ela estudou, cursou a faculdade de pedagogia e lecionou numa escola de ensino fundamental. Conheceu as Irmãs do Instituto Coração de Jesus e a espiritualidade do Caminhar na Presença de Deus que a fez perceber que encontrara o lugar, no qual Deus lhe tinha reservado para doar toda a sua vida em favor do seu Reino.

Aos 26 anos estava aberta para seguir sua vocação de viver com Deus Presente e testemunhá-lo aonde Ele a enviasse. Entrou na comunidade do Instituto Coração de Jesus em 1957 como noviça e em 1959 tornou-se Irmã Johanna, na celebração de sua consagração definitiva a Deus. Um ano depois, em 1960 foi enviada ao Brasil, realizando o seu desejo de ser missionária em terras distantes.

No Brasil auxiliou na formação das noviças e das Irmãs brasileiras. Foi agente de pastoral em Parúna, Estado de Goiás, numa paróquia sem sacerdote residente e em Goiânia, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Por duas vezes assumiu a missão de Dirigente Regional da Comunidade do Instituto no Brasil e, por nove anos, foi Dirigente Geral. Depois, trabalhou na pastoral paroquial em Osasco/SP e, a partir do ano  2000 marcou presença evangelizadora na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, na Passagem, em Tubarão/SC.

A nível interno da Comunidade das Irmãs, sempre foi uma pessoa ativa e participativa. Contribuiu muito na divulgação e no aprofundamento dos escritos do Fundador, com trabalhos de pesquisa, tradução e atualização.

Na ocasião da celebração dos seus 50 anos de vida consagrada, Ir. Johanna expressou: “O carisma do Instituto Coração de Jesus me atraiu e me atrai: caminhar conscientemente e comunitariamente com Deus Presente e anunciar sua presença ao mundo, sobretudo pelo serviço às famílias e comunidades paroquias. Este carisma é o fundamento da espiritualidade e o impulso para a minha missão”.

Aos 90 anos, Deus chamou sua missionária para viver em sua eterna presença no dia 24 de fevereiro de 2021. Vítima do covid 19, partiu para a casa do Pai com o coração tranquilo e na paz do Senhor.

 

Confira a reportagem no JCTV da Rede Vida

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp