Estudo do INAPAF reúne agentes da Pastoral Familiar da diocese

Crédito Imagem: Comissão Pastoral Familiar Diocesana

A Diocese de Osasco realizou nos dias 9 e 10 de março, na Associação Santa Teresinha, em Carapicuíba, o estudo da Fase 1 do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF).

O encontro contou com a participação de 60 agentes da Pastoral Familiar das diversas cidades que compõem a diocese, bem como agentes da Diocese de Santo André e da Arquidiocese de São Paulo.

Sob a orientação do casal Osmarina e Toninho, casal referencial do Núcleo de Formação do Regional Sul I, os participantes puderam se aprofundar nos oito módulos que compõem esta fase.

O evento foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Pe. Carlos Eduardo, assessor da Pastoral Familiar da Diocese de Osasco.

Sobre o INAPAF

O Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar tem como objetivo promover a formação de agentes para atuação na Pastoral Familiar, em consonância com as orientações da Igreja. Seu funcionamento permite fomentar, orientar e acompanhar os Núcleos Regionais de Formação e Espiritualidade (NFE).

Criado em 1992, pelo até então Setor Família da CNBB, tinha o nome de Instituto Nacional de Pastoral Familiar (INPF), sediado na arquidiocese de Curitiba. A partir de 2001, foi transferido para Brasília com o nome atual de INAPAF.

Esta primeira fase da formação aborda temas sobre o relacionamento humano e a evangelização. Esses assuntos são necessários para a pessoa e também para a aplicação na atividade pastoral e em outros campos missionários. Eles irão ajudar a compreender o funcionamento da Pastoral Familiar e a agilizar a organização e o funcionamento de ações pastorais.

,

Estrutura das Fases e conteúdos do Curso

INAPAF – fase 1

Temas sobre relacionamento humano e evangelização, fundamentais para a pessoa e sua aplicação na atividade Pastoral e em outros campos missionários. Esses temas ajudam a pessoa a organizar e programar a ação pastoral.

Módulo 1 – Dignidade da Pessoa, premissa da Igreja
Módulo 2 – Construir proximidade, requisito para a Comunhão
Módulo 3 – União conjugal e Sacramento do Matrimônio
Módulo 4 – Família no Plano de Deus
Módulo 5 – Pastoral Familiar, estrutura e funcionamento
Módulo 6 – Setor Pré-Matrimônio
Módulo 7 – Setor Pós-Matrimônio
Módulo 8 – Setor Casos Especiais

INAPAF – fase 2

Os temas desta fase nos informam sobre os valores humanos e evangélicos nos relacionamentos próximos e sobre a educação para a vida familiar, comunitária e social – ampliam e aprofundam os temas da fase anterior, propõem a vivência em família e comunitária dos valores cristãos, essenciais para uma vida de comunhão e partilha.

Módulo 1 – Boa Nova ética na evangelização da Família
Módulo 2 – Vocação e missão da pessoa
Módulo 3 – Dignidade e promoção da Vida Humana
Módulo 4 – Sexualidade humana
Módulo 5 – Planejamento familiar
Módulo 6 – Filhos, dom e missão
Módulo 7 – Ajuda à família em crise
Módulo 8 – Família, agente de transformação socioeconômica

INAPAF – fase 3

Os temas desta fase contemplam elementos essenciais para os relacionamentos interpessoais na família e na comunidade, para a educação da afetividade e articulações interpessoais. Todos esses serviços à família estão baseados nos valores evangélicos, à luz da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja.

Módulo 1 – Diálogo, oração e família
Módulo 2 – A Pastoral Familiar e articulações prioritárias