Uma história traçada pela fé, há mais de um século.
Com a desapropriação das terras no antigo bairro da Graça (floresta do Morro grande), Nhô Mathias e seus genros compraram uma fazenda que mais tarde veio a se transformar no centro de Vargem Grande Paulista. Quando morava em Cotia, Nhô Mathias construíra uma capelinha em louvor de Nossa Senhora das Graças, e depois trouxe esta mesma ideia para Vargem Grande.
Há mais de um século, com a construção da represa do morro grande em Cotia, a capela que lá existia foi desativada e a imagem de Nossa Senhora das Graças, foi trazida em carro de boi para Vargem Grande, onde foi recebida solenemente pela comunidade.
A primeira Missa celebrada em Vargem Grande foi no dia 13 de junho de 1907, na sala da casa do Sr. Mathias. Mais tarde, em 1913, ele doou meio alqueire de terra para construir a capela de Nossa Senhora das Graças. A primeira capela media dez metros de comprimento por seis de largura. Com a fabricação dos tijolos que eram muito pesados (três quilos e meio cada um), eram necessários a ajuda dos carros de boi para transportá-los. Todos os fins-de-semana muitas pessoas da comunidade se reuniam para ajudar na construção da capela.
“Assim, em 19 de maio de 1963, a pedra fundamental da Igreja de Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças foi lançada pelo arcebispo de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, com a presença de autoridades e moradores da região”. Anterior às comemorações de Nossa Senhora das Graças, comemorava-se São Bento e Santo Antônio. Onde, São Bento tornou-se o co-padroeiro da Paróquia, sendo celebrado solenemente todos os anos.
O Livro Tombo da Paróquia, página nº 01, traz o seguinte registro: “Aos vinte e oito de abril de mil novecentos e setenta e nove, às dezenove horas e trinta minutos com a participação de grande número de fiéis das paróquias vizinhas e principalmente da Paróquia de Cotia, que está sendo desmembrada em Missa concelebrada pelos padres abaixo assinado e presidida por Dom Francisco Manuel Vieira, Bispo auxiliar de São Paulo na Região Episcopal de Osasco. Depois da homilia foi lido o decreto de criação da nova paróquia e também a provisão do primeiro vigário Padre Giulio Liverani.”
Segundo relatos dos padres irlandeses, a imagem monumental de Nossa Senhora que se encontra na torre central da Igreja, veio da Itália e foi doada à paróquia por um devoto de Nossa Senhora de Cotia, há quase um século. Por decreto municipal, aprovado em unanimidade pela câmara de vereadores, Nossa Senhora das Graças é Padroeira e Rainha da cidade de Vargem Grande Paulista, sendo dia 27 de novembro, feriado municipal. A igreja matriz, passou por várias reformas até chegar na finalização do atual projeto, iniciado no ano de 2014. Vários momentos marcaram a história da paróquia e de Vargem Grande Paulista.
No dia 27 de março de 2011, Dom Ercílio Turco, presidiu a Santa Missa com a reintronização da Imagem monumental de Nossa Senhora, na presença do povo de Vargem Grande, Prefeito, autoridades civis e religiosas. No dia 27 de abril de 2015, Dom João Bosco, bispo diocesano, abençoou a Imagem monumental de Nossa Senhora, que se encontra no ponto mais alto da igreja, junto ao memorial da paróquia. No dia 09 de dezembro de 2016, Dom João Bosco, bispo diocesano, celebrou solenemente a Missa de Dedicação do Altar.
No dia 25 de junho de 2017, Dom João Bosco celebrou solenemente a Missa em Ação de Graças pelos 110 anos da Celebração da Primeira Missa em Vargem Grande Paulista. Após a Missa, na presença do povo, autoridades civis e religiosas, Dom João Bosco, inaugurou o Memorial Serva de Deus, Ginetta Calliari que além de objetos que pertenceram a Serva de Deus, temos também as obras da Via Sacra do Pe. Giulio Liverani. No ano de 2019, foram instalados e dedicados os Sinos da Igreja, em Missa Solene, presidida por Dom João Bosco.
Finalizando as festividades de Nossa Senhora das Graças deste ano de 2020, no dia 29 de novembro Dom João Bosco, celebrou a Santa Missa e abençoou a Capela da Medalha Milagrosa, um marco das celebrações dos 190 anos das aparições de Nossa Senhora a Santa Catarina Labouré. Todos os dias 27 de cada mês é celebrada a Missa em Louvor a Nossa Senhora das Graças, com a distribuição da medalha de Nossa Senhora, segundo a devoção atribuída a Santa Catarina Labouré por Nossa Senhora.
A Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na cidade de Vargem Grande Paulista pertence à região Pastoral Cotia, tem por pároco Pe. Reginaldo Machado, dispõe de diversas pastorais, movimentos e associações que contribuem para a santificação do povo de Deus. Rogamos a intercessão de Nossa Senhora das Graças sob toda Diocese de Osasco.
Pe. Carlos Augusto de Andrade
Bibliografia:
Araújo, Vania Carvalho – Vargem Grande Paulista das Marcas do passado às conquistas do presente – São Paulo – Ed. Cidade Nova – SP – 1999.
Livro Tombo da Paróquia Nossa Senhora das Graças.
Documentos em arquivo da Paróquia.
Colaboração: Pe. Reginaldo Machado – Pároco.