
Na noite desta segunda-feira, 21 de abril, a Diocese de Osasco reuniu-se em oração pela alma do Papa Francisco. A Missa em sufrágio pelo Santo Padre foi celebrada na Catedral de Santo Antônio, presidida pelo bispo diocesano Dom João Bosco Barbosa de Sousa. A cerimônia teve início com a oração do Santo Terço, conduzido por Pe. Vinicius Soares – vigário da Catedral; seguida da Eucaristia, que contou com a presença de seminaristas da Casa da Teologia do Seminário São José, membros do clero diocesano e fiéis de diversas paróquias.
Enquanto parte do clero esteve presente na celebração na Catedral, os demais padres da diocese celebraram missas simultâneas em suas respectivas paróquias, em comunhão com toda a Igreja, rendendo graças pela vida, missão e legado do Papa Francisco.
Durante a homilia, Dom João Bosco traçou um comovente retrato da vida e ministério do Pontífice. Recordando a coincidência do falecimento do Papa com o tempo pascal, o bispo destacou a entrega total de Francisco à Igreja, comparando-o à figura do Cristo que “amou os seus até o fim”. Para Dom João, a morte do Papa Francisco representa não apenas o fim de uma trajetória, mas um verdadeiro “segundo dia pascal”, iluminado pela certeza da ressurreição.
Dom João também ressaltou a herança pastoral deixada por Francisco, marcada por um pontificado sem mudanças doutrinárias, mas profundamente transformador na vivência e no dinamismo da Igreja. Lembrou sua simplicidade, seu espírito de serviço, sua escuta fraterna e o impulso por uma “Igreja em saída”, capaz de ir ao encontro dos mais afastados e sofredores.
Citando o desejo de Francisco de ser sepultado de forma simples, na Basílica de Santa Maria Maior, o bispo enfatizou o seu exemplo de humildade, e recordou a mensagem-testamento do Papa: oferecer seus sofrimentos pela paz no mundo e pela fraternidade entre os homens.
A celebração terminou com um forte apelo à esperança: “Os papas passam, mas a Palavra permanece”, disse Dom João. Que a Igreja continue caminhando com coragem, como o Papa Francisco ensinou, sem medo, até as periferias da Galileia, onde o Ressuscitado continua a nos esperar.
Comunicação Diocesana
Veja as fotos: Missa em Sufrágio do Santo Padre