Dom João Bosco celebra 10 anos como bispo de Osasco no ComVocação

O evento ComVocação, a festa em prol das vocações religiosas organizada pelo Seminário Diocesano São José, destacou as homenagens pelos dez anos de episcopado de Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, OFM, na Diocese de Osasco.

Dom João presidiu a missa de abertura oficial e ação de graças pelo seu pastoreio na Igreja Particular de Osasco no domingo, 18 de agosto, às 10h. A celebração foi concelebrada por Monsenhor Claudemir José, vigário geral da diocese e pároco da Catedral Santo Antônio, Pe. Marcelo Fernandes, coordenador do evento, dos reitores das três casas de formação do seminário, e de demais padres presentes.

Durante a homilia, Dom João destacou a trajetória das irmãs religiosas que, naquele dia, professavam e renovavam seus votos religiosos. “A história que a gente escreve aqui na terra parece ser tão simples, tão pequena, mas ela tem uma história sendo escrita no céu”, afirmou.

O bispo fez memória aos serviços prestados pelo segundo bispo da diocese, Dom Ercílio Turco, e pelo padre religioso Léo Dolan, que por longos anos se dedicou ao serviço aos irmãos mais necessitados, ambos falecidos.

Dom João também falou de sua caminhada como bispo de Osasco, recordando com alegria a acolhida dos fiéis e do clero diocesano no dia de sua posse canônica, em julho de 2014. “Eu posso dizer a vocês que eu só tive alegrias”, expressou o bispo.

Ele ainda destacou a Visita Pastoral que realiza às 90 paróquias da diocese, iniciada em fevereiro de 2024 e prevista para ser concluída em 2026.

Uma vida de amor e serviço

No dia em que a Igreja celebrou a vida consagrada, a Solene Eucaristia também teve dois outros motivos de alegria: os votos definitivos da Irmã Carla Dias, da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, filha da Diocese de Osasco, e o jubileu de prata de vida religiosa da mexicana Irmã Maria Antônia, das Missionárias de Jesus Sacerdote, congregação que tem auxiliado o bispado em questões administrativas e pastorais da diocese.

A festa das vocações

Considerado o maior evento em prol das vocações no país, o ComVocação reúne anualmente mais de 20 mil pessoas e grandes nomes da música católica, como Frei Gilson, Irmã Kelly Patrícia e Thiago Brado.

O evento oferece diversos espaços, incluindo a Feira Vocacional, considerada o coração do evento, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer o carisma de diversas congregações religiosas. Neste ano, o estande do Seminário Diocesano São José dedicou um espaço especial para celebrar os 10 anos de episcopado de Dom João Bosco em Osasco.

Dom João Bosco – Ordenação Episcopal. Arquivo pessoal

Biografia

João Bosco Barbosa de Sousa nasceu em 8 de dezembro de 1952, em Guaratinguetá, Vale do Paraíba. A vocação religiosa manifestou-se muito cedo, devido à proximidade dos frades do Convento das Graças e do Seminário Frei Galvão, que frequentavam a casa de seus pais.

Aos 11 anos, entrou no Seminário Franciscano de Santo Antônio, em Agudos, SP. Em 20 de janeiro de 1972, fez sua primeira profissão religiosa, tornando-se frade franciscano.

Estudou Filosofia e Teologia no Instituto Filosófico e Teológico Franciscano, no Rio de Janeiro. Fez sua Profissão Perpétua em Agudos, em 4 de outubro de 1975. Recebeu a Ordem do Diaconato em 6 de novembro de 1976 e foi ordenado presbítero em 7 de janeiro de 1978, em Guaratinguetá.

Em 3 de janeiro de 2007, foi eleito bispo diocesano de União da Vitória, Paraná, e ordenado em 25 de março do mesmo ano por Dom Cláudio Cardeal Hummes. Tomou posse canônica em 30 de março de 2007.

Ministério Episcopal na Diocese de Osasco

Dom João Bosco foi eleito bispo de Osasco por Sua Santidade Papa Francisco, em 16 de abril de 2014. Sua posse foi realizada em 20 de julho de 2014, no Ginásio José Corrêa, em Barueri, SP. A cerimônia da posse canônica foi presidida pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer,  arcebispo metropolitano de São Paulo.

Em uma década, Dom João ordenou 33 novos sacerdotes para a Igreja de Osasco e criou três novas regiões pastorais, totalizando nove. Sob seu pastoreio, foram criadas oito novas paróquias.

Dom João estruturou os departamentos da Cúria Diocesana de Osasco e as diretrizes administrativas da diocese. Apoiou a criação da Escola Catequética Discípulos de Emaús, focada na formação de catequistas.

Em 2018, fez sua primeira Visita Pastoral às paróquias da diocese e, no mesmo ano, instalou o Tribunal Diocesano Eclesiástico, inaugurou e abençoou a webradio ‘Rádio Católica de Osasco’, o Memorial dos 30 anos da diocese, e deu início à reforma do jazigo dos padres.

Passagem do báculo entre D. Ercilio e D. João.

Em 7 de maio de 2022, apresentou o 9º Plano de Ação Evangelizadora durante a 18ª Romaria Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, diante de mais de 15 mil romeiros de Osasco.

Em 19 de março de 2024, na Solenidade de São José, reinaugurou o Seminário de Ibaté, que retoma sua função principal de formação de novos presbíteros, após um intervalo de 50 anos.

Atualmente Dom João realiza a sua segunda Visita Pastoral, que se realizará no período de 2 anos (2024-2026).

Meire Elaine – Comunicação Diocesana