Diretório Diocesano da Catequese é lançado em missa regional de abertura dos trabalhos, em Itapevi

Apresentação do novo Diretório da Catequese. Foto: Gabriel Soeiro – Pascom Regional

As nove regiões pastorais realizarão a abertura oficial de suas atividades de 2025 com uma Santa Missa, reunindo os conselhos, as diversas pastorais e movimentos, e as demais expressões religiosas presentes na diocese. As cerimônias de abertura dos trabalhos tiveram início no dia 31 de janeiro, na Região Pastoral Itapevi, que compreende as paróquias localizadas nas cidades de Jandira e Itapevi.

A missa, realizada na Paróquia Medianeira de Todas as Graças e presidida pelo bispo diocesano Dom João Bosco, contou com a concelebração do clero local. Em sinal de entrega e confiança em Deus para os projetos do ano, as pastorais e movimentos foram representados na procissão do ofertório, apresentando seus instrumentos de evangelização.

Durante a celebração, o bispo reforçou o sentido dos símbolos do Ano Jubilar: a âncora, que recorda a esperança, e a cruz, que representa a realeza que não decepciona. “Nós temos uma Esperança que não nos decepciona, porque está ancorada na cruz de Cristo, que deu a vida por nós.”

Na ocasião, foi lançado o Diretório Diocesano da Catequese, “um fruto na área pastoral que será também uma marca do Ano Jubilar”, declarou o bispo.

O assessor eclesiástico e regional da Pastoral Bíblico-Catequética, padre Cosme de Lima, juntamente com Geoglelton Maia, coordenador diocesano, apresentaram a iniciativa, que, após um período de utilização experimental e revisões, passa a ser o instrumento obrigatório na catequese diocesana, nas diferentes etapas da iniciação à vida cristã.

Dom João reafirmou o compromisso de todos na difusão e utilização do documento. Foto: Gabriel Soeiro – Pascom Regional

O documento será disponibilizado nas plataformas digitais da diocese para que todos tenham acesso ao material, que será colocado em prática ao longo do ano e outorgado pelo bispo diocesano ao final do Ano Jubilar.

Dom João recebeu das mãos de padre Cosme um exemplar do diretório e enfatizou que o documento é para o uso de todos, e não apenas dos catequistas.

“Todos somos chamados a evangelizar. A catequese não é só dos pequenos, é de toda a Igreja”, afirmou.

Encerrando a celebração, o padre Ely Rosa, coordenador pastoral da região, agradeceu a participação dos agentes e do povo de Deus, e destacou a importância da unidade para a realização dessa missa que marcou o início dos trabalhos pastorais regionais.

 

Meire Elaine – Comunicação Diocesana

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp