Pesquisar
Close this search box.

Diocese de Osasco se despede de Pe. Cleiton Jorge

O pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Tijuco Preto, foi internado no dia 14 de fevereiro, no Hospital Alvorada (SP), em decorrência do agravamento da Covid19. 

“Nossa vida é um presente de Deus, e o que fazemos dela é o nosso presente para Ele.” (São João Bosco)

Pe. Cleiton Jorge Cordeiro Evangelista nasceu em 11 de agosto de 1984 em Carapicuíba/SP. Filho de Edilson Evangelista de Oliveira e Maria Arlete Cordeiro Evangelista (in memorian).  Sua paróquia de origem é a São Lucas Evangelista. Ingressou no Propedêutico em 11 de fevereiro de 2008. Concluiu a Faculdade de Filosofia no ano de 2011, na UNIFAI-SP, e a Teologia no ano de 2015, na PUC-SP.

Turma do Seminário | Foto: Facebook pessoal

Como seminarista passou pelas paróquias: Nossa Senhora Aparecida (Tijuco Preto), Cristo Rei (Osasco) e Nossa Senhora Aparecida (Amador Bueno). Realizou o seu Ano Pastoral nas paróquias: Santa Teresinha do Menino Jesus e São Roque, na cidade de Ibiúna e São José (Vila São José), em Osasco. 

Ordenado diácono no dia 24 de junho de 2017, pelo bispo Diocesano Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, ofm. A Celebração Eucarística aconteceu na Paróquia São Lucas, em Carapicuíba. Escolheu como lema de ordenação diaconal a frase de São João Bosco: “Nossa vida é um presente de Deus, e o que fazemos dela é o nosso presente para Ele”.

Sua ordenação presbiteral foi no dia 08 de dezembro de 2017, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, na Catedral Santo Antônio, também pela imposição das mãos de Dom João Bosco.

Benção aos enfermos | Foto: Pascom NSA

Sendo, então, designado para a função de vigário na Paróquia São Lucas Evangelista, em Carapicuíba. Seu lema presbiteral: “Vitória é o que vem depois da cruz”. Em novembro de 2018 foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Tijuco Preto/ Cotia- SP, tomando posse no dia 9 de dezembro de 2018.

“O padre viveu intensamente o seu sacerdócio, com poucas palavras, uma frase que resume o nosso pároco, o Pe. Cleiton ‘foi um pastor que deu a vida pelo seu rebanho’. E nós, como membros dessa paróquia, não devemos deixar o seu legado morrer, a sua passagem aqui passar despercebida” (Assis – Pascom Nossa Senhora Aparecida – VGP).

As missas exequial e do sétimo dia aconteceram na Catedral Santo Antônio, presididas pelo bispo diocesano Dom João Bosco. “Quantas vezes ele teve oportunidade de expressar esse perdão de Deus, e o fez… Ele (Deus) possa recompensar esse nosso irmão por tão breve tempo e tão intenso desejo do sacerdócio. Ele possa também agora ser encontrado, ser perdoado, ser acolhido, ser integrado na vida divina através da sua paixão, através da sua ressurreição”, disse o bispo em sua homilia. 

Escola Catequética Região São Roque | Foto: Graziela Tenório Coordenadora Regional

Por um longo período, Pe. Cleiton foi membro da Comissão Diocesana Bíblico-Catequética como assessor da Escola de Emaús, contribuindo nas formações dos catequistas.  Atualmente, prestava serviços no Tribunal Eclesiástico da Diocese de Osasco. Faleceu no dia 03 de março de 2021, às 08h30, aos 36 anos de idade, em São Paulo/SP.  

“Conviver com Pe. Cleiton, foi contemplar alguém apaixonado por Jesus Cristo e plenificado no sacerdócio, uma vida toda entregue com alegria em servir. Fez de fato sua vida um presente a Deus e cada um de nós que estávamos com ele, não media esforços para estar com as ovelhas a ele confiada. A nossa convivência era maravilhosa, sempre amava falar e planejar a pastoral, e os olhos brilhavam de alegria por saber que o povo estava feliz. Seu sorriso era a marca de um padre feliz na sua entrega. (Sem. Felipe da Cruz Cabo – 2° ano da etapa da configuração/Teologia) 

Pe. Ely Rosa, pároco da Paróquia São Judas Tadeu – Itapevi, e padrinho de Ordenação Diaconal e Sacerdotal de Pe. Cleiton, em áudio enviado para a Rádio Católica de Osasco, o descreve como “Um sacerdote dedicado e feliz. Um sacerdote que buscou sobre este mundo a santidade”

Foto: Pascom NSA

A Diocese de Osasco agradece a Deus pela vida e Ministério de Pe. Cleiton Jorge dedicados ao serviço da Santa Igreja e do povo de Deus, e rogamos ao Pai que o acolha em seu Reino Celeste.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp