Em cerimônia realizada no último domingo (20/07), em Barueri, a Diocese de Osasco acolheu oficialmente seu novo bispo, na presença de milhares de fiéis, autoridades eclesiais e civis.
Osasco, 21 de julho de 2014 – A Igreja Particular da Diocese de Osasco se reuniu com alegria para acolher o seu novo bispo, D. Frei João Bosco, que tomou posse no domingo (20/07), como terceiro bispo diocesano, conforme nomeação do Santo Padre, o Papa Francisco.
Estiveram presentes no evento 19 bispos das mais diversas dioceses, dentre eles o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. Padres e fiéis de dioceses e paróquias por onde D. Frei João Bosco trabalhou também vieram acompanhar cerimônia, bem como autoridades civis das treze cidades que compõe a diocese de Osasco.
A tomada de posse se dá com a leitura da Bula Pontifícia na qual o Papa Francisco nomeia D. Frei João Bosco como Bispo Diocesano de Osasco e, em seguida, a transmissão do governo Pastoral da Diocese e entrega do Báculo do então administrador apostólico, D. Ercílio Turco para o novo bispo. A partir de então o já bispo da Diocese, D. Frei João Bosco presidiu a solene celebração eucarística.
A celebração teve uma estrutura montada para atender o evento com o digno zelo. O altar foi um projeto da Ara Christus, do arquiteto Leandro Nascimento. No coral de 100 vozes, todas as regiões da diocese foram representadas. Além disso, a banda foi composta por um quarteto de cordas, bateria, baixo, saxofone e violão.
Com ar descontraído, o novo bispo dispensou o papel com a homilia escrita e falou tudo no improviso. “Me permitam, meus caros e filhas dessa diocese que me acolhe, me permitam dizer palavras muito simples e até deixar de lado o que eu escrevi aqui (… ) dizer que a grande mensagem e a homilia de hoje quem faz são vocês, a presença de vocês neste fato de igreja que é a sucessão apostólica é que é a verdadeira homilia”, disse o bispo.
Dom Frei João saudou e agradeceu as autoridades presentes, dizendo que encontraria com eles em breve para se unirem no trabalho dos mais necessitados. O novo bispo também saudou D. Ercílio, agora bispo emérito, salientando as qualidades de seu antecessor. “A missão do evangelho que ele nos passa, com sua simplicidade, com sua alegria, com sua proximidade com os diocesanos. Eu quero tentar viver do mesmo modo que ele viveu sua grande missão”, salientou.
O ginásio que comporta cerca de seis mil pessoas estava lotado de fiéis. Do lado de fora, outros milhares acompanharam a celebração por meio de um telão.
Após 12 anos como bispo de Osasco, Dom Ercílio Turco se aposenta e passa a ser bispo emérito. Seu sucessor, Dom João Bosco, é natural de Guaratinguetá (SP) e membro da Ordem dos Frades Menores Franciscanos (OFM). Foi nomeado bispo em 03 de janeiro de 2007, e no mesmo ano assumiu a Diocese de União da Vitória (PR), onde atuou até sua nomeação para Osasco.
Dom João Bosco recebe o governo de uma vasta região que compreende 13 cidades importantes no cenário urbano e social do estado de São Paulo. Os municípios possuem juntos mais 2,2 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No campo eclesial, recebe uma Igreja em crescimento, com mais de 80 paróquias e um clero com cerca de 100 padres diocesanos, sendo sua maioria composta por novos sacerdotes.
Contato
Assessoria de Imprensa Diocesana
Pe. Emerson Pedroso – 11 99764-1979
pascom.diocesedeosasco@gmail.com